Blogs
Visando 2026, JHC fortalece alianças políticas e amplia influência no interior de Alagoas

O prefeito de Maceió, JHC (PL), tem intensificado sua estratégia política para as eleições de 2026, fortalecendo sua base e ampliando sua presença no interior de Alagoas. Em um movimento estratégico, ele nomeou dois líderes regionais para cargos comissionados na Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas e Patrimônio (Semge).
James Ribeiro, ex-prefeito de Palmeira dos Índios, e Antoniel Brandão Malta, ex-candidato a vice-prefeito de Mata Grande, foram oficializados em suas novas funções no Diário Oficial da última segunda-feira, 24.
A nomeação de James Ribeiro e Antoniel é uma clara demonstração da intenção de JHC em consolidar sua presença política fora da capital, mirando um embate direto contra a hegemonia do MDB, dos Calheiros, no Sertão e no Agreste de Alagoas.
A influência desses novos aliados pode ser crucial para ampliar o eleitorado do prefeito em regiões onde enfrenta maior resistência. James Ribeiro possui um histórico consolidado na política de Palmeira dos Índios, enquanto Antoniel Brandão Malta tem conexões com Celso Luiz, ex-prefeito de Mata Grande e figura de destaque na política sertaneja. Embora especulações iniciais atribuíssem as nomeações a Celso Luiz, fontes ligadas à gestão municipal garantem que a articulação foi realizada com o deputado estadual Antonio Albuquerque, outro nome de peso no estado.
Essa movimentação política ocorre em um contexto mais amplo, no qual JHC tem buscado reforçar sua influência estadual. Nas eleições municipais anteriores, o prefeito de Maceió apoiou nomes como Júnior Dâmaso (Republicanos) em Marechal Deodoro, Mosabelle Ribeiro (Republicanos) em Palmeira dos Índios e Flaubert Filho (Podemos) em Viçosa. No entanto, sem êxito eleitoral, o prefeito agora busca uma nova abordagem para consolidar aliados estratégicos no interior.
Além da aproximação com Antonio Albuquerque, JHC mantém estreitada as relações com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), e setores do Progressistas, que possuem influência significativa no estado. Apesar de, ultimamente, as relações entre JHC e Arthur Lira estarem um pouco estremecidas, eles seguem com aliança, buscando cada um seus próprios objetivos políticos em Alagoas.
Essa rede de alianças pode ser determinante para fortalecer sua candidatura ao governo em 2026. Com um cenário político dinâmico, JHC se posiciona como o principal nome da oposição para enfrentar Renan Filho (MDB) na disputa pelo governo de Alagoas.
Para viabilizar sua candidatura com força competitiva, o prefeito precisará intensificar suas alianças e garantir o suporte de lideranças regionais, ampliando sua base eleitoral e enfrentando a estrutura política consolidada do MDB em diversas partes do estado.

Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias

'Geni e o Zepelim' terá protagonista trans após críticas; entenda polêmica

Homem é assassinado a tiros e outro acaba ferido em Pilar

Sala de residência é atingida por incêndio no bairro Brasiliana, em Arapiraca

Histórico: Hugo Calderano conquista Copa do Mundo de tênis de mesa
