Blogs
Após ação do MPE, Justiça alagoana anula pagamento de pensões vitalícias para viúvas de ex-prefeitos de Pariconha

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) obteve uma decisão judicial significativa ao anular leis municipais que garantiam pensões vitalícias a viúvas de ex-prefeitos e servidores públicos da cidade de Pariconha, no alto Sertão de Alagoas. A Justiça declarou a inconstitucionalidade das normas e invalidou os atos administrativos associados, reforçando a moralidade na gestão pública.
A ação, movida pelo MPE/AL, contestou as leis municipais nº 253/2013, 101/2004 e 54/2000, sancionadas nas gestões dos ex-prefeitos Moacir Vieira, Fabiano Ribeiro e Valdinho. Segundo a Justiça, essas normas violavam os princípios constitucionais da impessoalidade e da moralidade administrativa, estabelecidos no artigo 37 da Constituição Federal. A decisão também destacou a falta de previsão legal para o custeio dessas despesas, contrariando o artigo 195, §5º da Constituição.
O juiz Marcos Vinícius Linhares Constantino da Silva, da Vara do Único Ofício de Água Branca, determinou a nulidade das leis e seus efeitos administrativos, enfatizando que a prática de conceder pensões especiais a familiares de ex-gestores contraria os princípios republicanos e onera as contas públicas. A sentença, proferida no último dia 20, seguiu precedentes do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias

PM apreende quatro armas de fogo e drogas em ocorrências registradas no sábado em Alagoas

Morre a cantora e compositora Cristina Buarque, irmã de Chico, aos 74 anos

'Quando enfrentei a depressão aos 60 anos, encontrei na corrida um novo propósito', diz Carminha; participação de atletas femininas alagoanas em competições dobra em 2024

Na contramão, entregador por aplicativo fica ferido ao ser atingido por carro no bairro Brasília
