Blogs

Escola de Maceió sofre com abandono, falta de professores, problemas estruturais e promessas não cumpridas

Por Política em Pauta 19/02/2025 10h10 - Atualizado em 19/02/2025 11h11
Por Política em Pauta 19/02/2025 10h10 Atualizado em 19/02/2025 11h11
Escola de Maceió sofre com abandono, falta de professores, problemas estruturais e promessas não cumpridas
Abandono da Escola Municipal Zumbi dos Palmares - Foto: Cortesia

A Escola Municipal Zumbi dos Palmares, localizada no conjunto Rosane Collor, no bairro Clima Bom, em Maceió, enfrenta uma grave crise estrutural e de gestão, segundo denúncias feitas por servidores e pais de alunos. A escola já havia sido destaque em reportagens sobre suas condições precárias, e, desde então, os problemas persistem, sem perspectivas de solução pela administração municipal.

Os alunos e professores convivem diariamente com o calor intenso dentro das salas de aula. Apesar de os aparelhos de ar-condicionado terem sido instalados há mais de um ano, substituindo os antigos ventiladores, eles nunca foram ligados, contrariando promessas feitas pelo prefeito JHC. A justificativa apresentada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) é a necessidade de uma reforma elétrica, que, segundo o órgão, já foi concluída. A Semed afirma que a escola aguarda apenas a vistoria e energização pela Equatorial Energia. No entanto, a comunidade escolar denuncia que essa pendência dura quase três anos e até agora está sem solução, e que as promessas de climatização nunca se concretizaram. Enquanto isso, estudantes e professores continuam enfrentando temperaturas insuportáveis nas salas de aula.

Além da questão térmica, a escola sofre com a falta de professores em disciplinas essenciais, como Inglês, Ciências, Língua Portuguesa e Artes. Também há carência de docentes para turmas do primeiro e quarto ano, além de psicólogos e assistentes sociais, fundamentais para o suporte pedagógico e emocional dos alunos. A Semed afirma que já convocou mais de quatro mil aprovados no Processo Seletivo Simplificado (PSS) e que as nomeações continuam. No entanto, a realidade dentro da escola ainda é de abandono e déficit de profissionais, afetando diretamente a qualidade do ensino.

Outro problema grave é o abandono da obra da quadra de esportes, que está paralisada há mais de seis meses por falta de pagamento à construtora responsável. O mato já tomou conta do local e não há previsão para retomada dos trabalhos. A prefeitura alegou que o contrato foi encerrado devido ao descumprimento de prazos e inconformidades na execução dos serviços, mas não apresentou prazos concretos para dar continuidade à obra. Professores e alunos destacam que o prefeito JHC chegou a afirmar que havia verba disponível, mas a falta de pagamento à empresa responsável inviabilizou a finalização do projeto.

A infraestrutura precária também preocupa. Há um ano, a direção da escola protocolou um pedido à Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Limpeza Urbana (ALURB) para a poda de árvores, cujos galhos altos comprometem o refeitório, causando infiltrações nos dias de chuva. Até agora, o pedido não foi atendido, afetando a produção da merenda escolar e o conforto dos alunos durante as refeições.

Diante desse cenário, professores, pais e alunos pedem providências imediatas para solucionar os problemas enfrentados pela Escola Municipal Zumbi dos Palmares, uma vez que o desconforto para alunos e profissionais está cada dia maior, o que prejudica diretamente o ensino e a aprendizagem.

Veja a nota da Secretaria de Educação sobre o caso:

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informa que para a climatização da Escola Municipal Zumbi dos Palmares foi necessária uma reforma na infraestrutura elétrica, com a instalação de uma subestação, para viabilizar a ligação de novos equipamentos, com total segurança.

A unidade, que antes operava com baixa tensão, agora funciona com média tensão. Com a alteração de tensão, a concessionária de energia Equatorial precisou realizar uma extensão na rede elétrica, o que atrasou o processo de viabilidade.

Não há pendências ou diligências a serem sanadas, tendo a Semed atendido a todas exigências da Equatorial, restando agora tão somente a vistoria e energização por parte da concessionária.

Quanto ao ginásio da escola, o contrato com a empresa responsável pela execução das obras foi encerrado nem 2024, devido ao descumprimento de prazos e inconformidades na execução de alguns serviços, que estavam em desacordo com os projetos. Ainda estão sendo avaliadas as possibilidades para retomada a obra.

Em relação a carência de profissionais, a Semed reitera que já convocou mais de 4 mil aprovados no Processo Seletivo Simplificado (PSS) e que as convocações seguirão, até que todas as carências da rede sejam sanadas.

Política em Pauta

Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!

Ver todos os posts