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Ministro Renan Filho destaca expansão das concessões rodoviárias e compara com resultados da gestão anterior
Durante a abertura do MoveInfra 2024, na última quinta-feira, 07, o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), enfatizou o avanço na área de concessões rodoviárias sob sua gestão e comparou os resultados obtidos com os do governo anterior.
Ex-governador de Alagoas e atualmente licenciado do Senado Federal, Renan Filho reforçou que, até o fim do governo, haverá 49 novos contratos em operação, contrastando com os seis contratos rodoviários realizados na gestão anterior. “Existe uma diferença entre dizer e fazer”, afirmou o ministro, destacando o empenho em transformar a infraestrutura nacional.
A Lei das Concessões, que completa 30 anos, continua a ser a base para a expansão e modernização de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos no país, e seu impacto foi um dos focos do MoveInfra 2024. Renan Filho observou que, de 2023 até o momento, o Ministério dos Transportes já realizou seis leilões de concessões rodoviárias, entre eles trechos de grande importância, como a BR-040 (de Belo Horizonte a Juiz de Fora) e a BR-381 (de Belo Horizonte a Governador Valadares).
Até o final de 2024, outros quatro leilões serão realizados, somando R$ 53,87 bilhões em investimentos só neste ano. “Estamos buscando soluções novas para resolver problemas antigos”, explicou Renan, referindo-se aos contratos de infraestrutura paralisados ou desequilibrados. Segundo o ministro, esses ajustes têm potencial de destravar até R$ 110 bilhões em investimentos em contratos que aguardavam resolução.
Para o primeiro semestre de 2025, o governo federal planeja mais seis leilões de concessões rodoviárias, que devem somar R$ 32,5 bilhões em investimentos adicionais. Esses contratos são parte do esforço do governo para fortalecer a infraestrutura e alavancar setores estratégicos como agronegócio, mineração, e óleo e gás.
MoveInfra 2024: Discussões sobre Inovação e Sustentabilidade
O evento MoveInfra, que reúne os principais atores do setor de infraestrutura no país, destacou ainda a necessidade de adaptação climática e de integração de modais de transporte. Cloves Benevides, subsecretário de Sustentabilidade do Ministério dos Transportes, e George Santoro, secretário-executivo do ministério, participaram de debates sobre o futuro sustentável das concessões e os desafios climáticos. O painel "Concessões e Mudanças Climáticas: Desafios da Adaptação e da Alocação de Riscos" discutiu como o setor pode se adaptar a cenários climáticos extremos, essenciais para o desenvolvimento sustentável da infraestrutura.
Renan Filho reafirmou que o compromisso do governo é com a entrega de resultados. Para ele, a Lei das Concessões possibilita uma infraestrutura nacional moderna e adaptada aos padrões globais, beneficiando a população e setores fundamentais da economia brasileira.
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