Blogs
Às vésperas do fim do mandato, Câmara de Girau do Ponciano empossa novos vereadores após cassação por fraude eleitoral
A Câmara Municipal de Girau do Ponciano, no Agreste de Alagoas, empossou na tarde da última terça-feira, 05, três suplentes de vereadores. A posse ocorre devido a cassação dos mandatos dos titulares da Câmara, Givanildo Santos da Cruz, Kleber Lopes da Silva e Mailton da Costa Gama.
A cassação dos mandatos foi resultado de uma ação que acusava o partido dos três parlamentares de cometer fraude à cota de gênero no pleito de 2020, com o consequente cancelamento dos diplomas e mandatos dos vereadores envolvidos, além dos suplentes vinculados ao partido. A decisão foi do desembargador Carlos Cavalcanti de Albuquerque Filho e proferida no dia 23 de outubro.
Na decisão foi determinada a retotalização dos votos da eleição proporcional em Girau do Ponciano, em 2020, e o recálculo do quociente eleitoral, assegurando que os suplentes pudessem assumir os cargos até o final da atual legislatura, que se encerra em dezembro. Com a cassação dos mandatos, foram empossados Genivaldo Firmino (Doda), Antônio Francisco Batista (Tonho do Rivo) e José Francisco da Silva (Zé Catu).
Embora cassados, os vereadores Kleber Lopes da Silva e Mailton da Costa Gama foram reeleitos nas eleições de 2024 e poderão tomar posse para novos mandatos a partir de janeiro de 2025, uma vez que a punição atual não impede que exerçam o novo mandato.
Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!