Blogs

Sinteal se posiciona contra corte na Educação em Maceió e convoca assembleia para mobilização

Por Política em Pauta com Jornal de Alagoas 05/11/2024 09h09
Por Política em Pauta com Jornal de Alagoas 05/11/2024 09h09
Sinteal se posiciona contra corte na Educação em Maceió e convoca assembleia para mobilização
Sinteal se posiciona contra corte na Educação em Maceió e convoca assembleia para mobilização - Foto: Assessoria

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal), Izael Ribeiro, criticou duramente o corte orçamentário proposto pelo prefeito de Maceió, JHC, na educação municipal. Em declaração ao Jornal de Alagoas, Ribeiro classificou a medida como “vergonhosa” e alertou sobre os prejuízos que o corte traz ao combate ao analfabetismo e à reintegração de alunos que retomam os estudos após anos afastados.

“Irresponsabilidade da gestão municipal. Essas pessoas que frequentam ou ainda estão de fora da escola são cidadãos e cidadãs de direito e devem ter isso assegurado. Se só agora conseguem retornar para concluir sua escolaridade, deverão ser incentivados, respeitados”, destacou Ribeiro.

O orçamento destinado à Secretaria Municipal de Educação (SEMED) para a implementação da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) sofreu uma redução de quase 72%, o que gerou preocupação e manifestações do Ministério Público de Alagoas (MPAL) e da Defensoria Pública (DPE). Ambas as instituições solicitaram formalmente à Prefeitura e à Câmara de Vereadores uma revisão da destinação de recursos para a educação. Segundo Ribeiro, o Sinteal está empenhado em mobilizar a sociedade e sensibilizar autoridades para a manutenção dos investimentos. “Cortar o pouco que se investe é comprometer o futuro da cidade”, afirmou.

Ribeiro enfatizou que a atual situação da educação básica e da EJAI exige uma abordagem integrada que promova tanto a formação cidadã quanto a profissionalização, ajudando a combater o analfabetismo e contribuindo para o desenvolvimento humano.

Assembleia Geral no novo Centro Cultural do Sinteal


Em resposta ao cenário, o Sinteal realizará, nesta quinta-feira, 07, às 9h, uma assembleia geral da Rede Municipal de Educação de Maceió. Este será o primeiro encontro da categoria no recém-inaugurado Centro Cultural do Sinteal, localizado na Rua Comendador Palmeira, nº 461, no bairro Farol. A pauta inclui o planejamento da Campanha Salarial 2025 e o estabelecimento de diretrizes para a luta por uma educação pública de qualidade.

“Convidamos as trabalhadoras e trabalhadores para começarmos a planejar a nossa luta pela Campanha Salarial de 2025 em Maceió. Estamos num cenário muito complicado, de ataques sistemáticos à Educação Pública aqui no município, então é importante a presença de todas e todos, para discutirmos estratégias para iniciarmos o ano com a nossa pauta nas ruas”, convocou Izael Ribeiro.

Política em Pauta

Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!

Ver todos os posts