Blogs

Reprocessamento da totalização dos votos para vereador de Anadia acontecerá dia 17, quinta-feira, diz TRE

Por Política em Pauta com TRE/AL 14/10/2024 14h02
Por Política em Pauta com TRE/AL 14/10/2024 14h02
Reprocessamento da totalização dos votos para vereador de Anadia acontecerá dia 17, quinta-feira, diz TRE
Câmara de vereadores de Anadia - Foto: Divulgação

O reprocessamento da totalização dos votos referentes ao 1º turno das Eleições 2024, para o cargo de vereador no município de Anadia, acontecerá no dia 17 de outubro (quinta-feira), Às 14h30, no cartório eleitoral da 48ª Zona Eleitoral, em Boca da Mata. A decisão do magistrado eleitoral e o edital ZE nº 20 foram assinados na sexta (11) e publicados no Diário da Justiça Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) desta segunda-feira, 14, oficializando a convocação.

O reprocessamento da totalização dos votos para a Câmara de Anadia ocorre após um erro da Câmara que enviou ao TRE a informação que havia 11 vagas para vereadores na cidade, mas na realidade só há 09 vagas para o Legislativo Municipal. Com isso, as candidatas Dra. Daniele Freire (PP), eleita com 649 votos, e Maura do Biaú (PSB), que obteve 499 votos, correm o risco de não assumirem seus cargos.

Após decisão da Presidência do TRE de Alagoas orientando que o juiz eleitoral realizasse o procedimento de reprocessamento da totalização, o magistrado Vinícius Augusto de Souza Araújo determinou que o cartório eleitoral adotasse as providências para os procedimentos, incluindo a publicação de edital de convocação, a realização do reprocessamento no Sistema de Gerenciamento da Totalização – SISTOT e a emissão de novo relatório “Resultado de Totalização”.

“É de se observar que a situação submetida a este Juízo originou-se de uma informação prestada de forma incorreta por uma autoridade e, efetivamente, ensejou uma situação de natureza peculiar que levou a Justiça Eleitoral a divulgar o resultado da totalização em desacordo com as normas vigentes, porém, as eventuais expectativas criadas pelos candidatos ou candidatas que verão sua situação modificada por um reprocessamento de totalização não eliminam a necessidade de observância das normas que norteiam esta matéria”, pontuou o magistrado eleitoral em sua decisão.

O edital da 48ª Zona Eleitoral convoca representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), dos partidos políticos e das federações que concorreram nas eleições municipais para acompanhar os procedimentos do reprocessamento da totalização dos votos.