Blogs

Após anunciar saída da política, Cícero Almeida afirma que dos 27 vereadores eleitos em Maceió 'talvez um ou dois não tenham comprado votos'

Por Política em Pauta 14/10/2024 13h01
Por Política em Pauta 14/10/2024 13h01
Após anunciar saída da política, Cícero Almeida afirma que dos 27 vereadores eleitos em Maceió 'talvez um ou dois não tenham comprado votos'
Cícero Almeida - Foto: Divulgação

Em uma entrevista contundente ao jornalista Carlos Madeiro, do portal UOL, o ex-prefeito de Maceió, Cícero Almeida, fez graves declarações sobre a política local, denunciando um esquema generalizado de compra de votos nas eleições municipais de 2024. Segundo Cícero Almeida, dos 27 vereadores eleitos em Maceió, "talvez um ou dois não tenham comprado votos".

Após uma carreira marcada por altos e baixos, o ex-prefeito, que conquistou um recorde histórico em 2008 ao ser reeleito com 81,49% dos votos, expressou frustração ao receber apenas 1.793 votos em sua recente tentativa de se eleger vereador. "Lamentavelmente é suja a política do nosso Estado e do País", disse ele, indignado com os rumos das campanhas eleitorais em Alagoas. Para ele, a compra de votos e o cadastro eleitoral ditam os resultados: “Quem não fizer, está ferrado”.

Cícero Almeida declarou que nunca participou desse tipo de esquema e que não trocaria seus 1.700 votos por "40 mil ou 50 mil" obtidos por outros candidatos. "Não me arrependo", afirmou.

Essa dura crítica ao sistema eleitoral veio acompanhada da decisão de deixar a vida política. O ex-prefeito, que chegou a ser deputado federal e quase retornou à Prefeitura de Maceió em 2016, anunciou sua saída definitiva, destacando que "não há mais espaço para quem não compra votos". Ele também culpou parte da sociedade, que, segundo ele, "se vendeu" ao sistema eleitoral corrompido.