Blogs

Lira tem 17 ‘afilhados’ políticos no alto escalão do Executivo e Judiciário nacional

Por Política em Pauta com Estadão 14/10/2024 12h12 - Atualizado em 14/10/2024 12h12
Por Política em Pauta com Estadão 14/10/2024 12h12 Atualizado em 14/10/2024 12h12
Lira tem 17 ‘afilhados’ políticos no alto escalão do Executivo e Judiciário nacional
Lira em entrevista na TV Cultura - Foto: Reprodução/TV Cultura

A poucos meses de encerrar seu mandato como presidente da Câmara dos Deputados, o alagoano Arthur Lira (PP) mantém forte influência sobre 17 cargos estratégicos no Executivo e no Judiciário. A lista, elaborada pelo Palácio do Planalto e obtida pelo Estadão/Broadcast, revela que o parlamentar alagoano apadrinhou diversos nomes para postos de comando em instituições como a Caixa Econômica Federal e a Codevasf.

Lira, que tenta emplacar um sucessor para preservar seu poder no governo, foi responsável pela nomeação de 15 cargos no segundo escalão do Executivo e de dois no Judiciário. Entre os indicados estão aliados de confiança do presidente da Câmara e membros de seu partido, o PP, além de nomes ligados ao Centrão, bloco que Arthur Lira lidera.

Entre os indicados está o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, e outros três executivos de destaque na instituição. A Caixa, com sua ampla presença em municípios e programas sociais, é cobiçada no Congresso. Outro órgão com forte influência de Lira é a Codevasf, onde João Paulo Tavares Pacheco, nome de sua base eleitoral em Alagoas, comanda a superintendência.

O domínio de Lira se estende também ao Banco do Nordeste, Incra, CBTU e Docas, instituições onde o parlamentar intermediou nomeações estratégicas. Além disso, o alagoano também apadrinhou dois nomes para o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, uma movimentação vista como um sinal de sua influência no Judiciário.

Com sua saída da presidência da Câmara em fevereiro de 2024, a continuidade desses indicados depende da capacidade de Lira em garantir a vitória de seu sucessor. Analistas acreditam que Lira enfrentará o desafio de manter relevância sem o cargo de presidente da Câmara, mas sua influência nas nomeações estaduais deve ser mantida, preservando sua base política com vistas às eleições de 2026.

Arthur Lira não comentou o assunto. O Palácio do Planalto também não se manifestou. A Codevasf, no entanto, enviou nota afirmando que suas nomeações seguem critérios técnicos e institucionais.

Veja quais sãos os cargos apadrinhados por Lira no governo federal:
Presidência da Caixa
Vice-presidente interino de Agente Operador da Caixa
Vice-presidente Negócios de Atacado da Caixa
Diretor-presidente da Caixa Assistência
Superintendente Regional do Incra em Alagoas
Superintendente da Codevasf em Alagoas
Diretora de Irrigação da Codevasf
Diretor da Codern do Cais do Porto de Maceió
Presidente da CBTU
Superintendente da CBTU em Maceió
Diretor-geral do Dnocs no Ceará
Coordenador do Dnocs em Alagoas
Conselheira da Anatel
Superintendente da Docas em Alagoas
Superintendente do BNB em Alagoas
Juiz do Tribunal Regional Federal da 1ª Região
Desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região