Blogs

Após indeferimento do TRE, Rony Camelinho renuncia a candidatura à prefeitura de Maceió

Por Política em Pauta 17/09/2024 10h10
Por Política em Pauta 17/09/2024 10h10
Após indeferimento do TRE, Rony Camelinho renuncia a candidatura à prefeitura de Maceió
Rony Camelinho - Foto: Assessoria

Rony Camelinho anunciou sua renúncia à candidatura a prefeito de Maceió, na última segunda-feira, 16. A decisão veio após o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) indeferir novamente seu registro para a disputa eleitoral.

A renúncia foi formalmente aceita e homologada pela juíza Nirvana Coelho Bernardes de Mello, responsável pela 1ª Zona Eleitoral de Maceió. Camelinho, que concorria pelo Partido AGIR, havia enfrentado o indeferimento inicial de sua candidatura em 30 de agosto de 2024.

Apesar dos vários recursos e embargos apresentados, incluindo um recurso eleitoral julgado improcedente em 9 de setembro pelo TRE-AL, o candidato decidiu renunciar à sua candidatura. A decisão foi tomada no último dia em que o partido poderia efetuar a substituição do candidato, conforme estipulado pelo art. 13, § 3º da Lei nº 9.504/97. Esse artigo determina que a substituição de candidatos em eleições majoritárias deve ocorrer até 20 dias antes do pleito, exceto em casos de falecimento.

O prazo para a substituição expirou às 16h de ontem, sem que o Partido AGIR apresentasse um pedido formal de substituição. Como resultado, tanto Rony Camelinho quanto seu vice, Pedro Silva Donato, foram considerados inelegíveis para a eleição.

Política em Pauta

Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!

Ver todos os posts