Blogs

Aumenta para sete o número de municípios de Alagoas que poderão ter apenas um candidato a prefeito

Por Política em Pauta 11/09/2024 11h11 - Atualizado em 11/09/2024 11h11
Por Política em Pauta 11/09/2024 11h11 Atualizado em 11/09/2024 11h11
Aumenta para sete o número de municípios de Alagoas que poderão ter apenas um candidato a prefeito
Urnas chegam em escola - Foto: Já é Notícia

As eleições municipais deste ano em Alagoas mostram um aumento significativo no número de cidades com possibilidade de ter apenas um candidato à Prefeitura. Até o momento, há sete cidades que poderão ter candidaturas únicas, mas essa confirmação só poderá ocorrer após o dia 16 deste mês, dia que encerra o prazo legal para os partidos substituírem os candidatos que tiveram os nomes impugnados pela justiça eleitoral.

Uma das cidades com possível candidatura única é Delmiro Gouveia, no Sertão de Alagoas. A recente decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que confirmou o indeferimento da candidatura de Padre Eraldo (PT) contribuiu para esse cenário. Com a manutenção da decisão que torna Eraldo inelegível devido a condenações por captação ilícita de sufrágio e abuso do poder econômico, e com a desistência do ex-prefeito Cazuza (PDT) - por falta de verba, segundo ele-, a atual prefeita Ziane Costa (MDB) se torna a única concorrente no município até o momento.

Em Satuba Paulinho (PSB) retirou sua candidatura na última semana, mesmo no dia em que seu registro foi aprovado. A decisão foi motivada por motivos pessoais, deixando o atual prefeito, Júlio Tuté (PP), como o único candidato na disputa.

A situação de Jundiá adiciona mais um exemplo ao cenário de candidatos únicos. Com a impugnação da candidatura do ex-prefeito Beroaldo Rufino (PL), devido a uma condenação por improbidade administrativa e a perda dos direitos políticos, o atual prefeito Jorge Calvão (MDB) se torna o único candidato à reeleição.

Além dessas três cidades, que os candidatos desistiram e/ou tiveram as candidaturas indeferidas. Há outros quatro municípios de Alagoas com a corrida eleitoral sem concorrência: Branquinha, Cacimbinhas, Jaramataia e Mar Vermelho. Mas no caso desses quatro municípios, a eleição é com candidato único pelo fato das respectivas oposições não registrarem candidaturas.

Em Branquinha, o prefeito Neno Freitas (MDB) é o único candidato. O mesmo ocorre em Cacimbinhas, onde Wladimir Araújo Wanderley, conhecido como Vaval Wanderley, é o único postulante ao cargo. Em Jaramataia, Ricardo Paranhos (MDB), atual prefeito, busca a reeleição sem adversários, assim como o prefeito André Almeida (MDB) em Mar Vermelho, que também está sozinho na disputa.

Política em Pauta

Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!

Ver todos os posts