Blogs
Clima de desespero: Tainá Veiga e Edilza Alves não conseguem impugnar candidatura de Jairzinho Lira em Lagoa da Canoa
A tentativa da prefeita Tainá Veiga e sua candidata, Edilza Alves, de impugnar a candidatura de Jairzinho Lira (MDB) para a Prefeitura de Lagoa da Canoa foi rejeitada pela Justiça Eleitoral, aumentando o clima de desespero no grupo situacionista.
A decisão judicial considerou improcedente a ação impugnadora da candidatura de Jairzinho Lira, que alegava inelegibilidade do candidato. A alegação de inelegibilidade, no entanto, foi refutada pela Justiça Eleitoral. O juiz destacou que, apesar de o TCU ter emitido condenação, a legislação recente, especialmente a Lei nº 14.230/2021, exige a presença de dolo específico para configurar a inelegibilidade. A decisão enfatizou que a mera reprovação de contas, sem comprovação de dolo específico, não é suficiente para impedir a candidatura de Jairzinho Lira.
Além disso, a certidão negativa fornecida pelo próprio TCU reforçou que não havia pendências que configurassem inelegibilidade para fins eleitorais do candidato. O juiz também observou que, embora a decisão do TCU tenha sido suspensa por liminar, isso não implicava automaticamente na inelegibilidade do candidato.
O grupo político de Tainá Veiga, que já vinha enfrentando desgaste significativo devido à administração questionada em diversas áreas, agora se vê em uma situação ainda mais complicada com a aproximação das eleições, marcadas para 06 de outubro. As estratégias da prefeita não têm surtido efeito positivo e a candidatura de Edilza, a apoiada por Tainá, continua em declínio, e enfrentando um grande desafio para conquistar o apoio popular.
Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!