Blogs
Justiça Eleitoral anula pesquisa e multa Instituto em R$ 54 mil por tentativa de manipulação em favor de Dani da Elba, em Maragogi
A Justiça Eleitoral determinou a anulação de uma pesquisa eleitoral conduzida pelo Instituto Datatrends Ltda, registrada sob o número AL-06606/2024. A decisão foi proferida pela juíza eleitoral Lívia Maria Mattos Melo Lima.
A pesquisa teria sido encomendada com o objetivo de beneficiar o candidato a prefeito de Maragogi, Dani da Elba e foi considerada irregular pela Justiça Eleitoral. O Instituto Datatrends foi multado em R$ 54.000,00 e proibido de divulgar os resultados em qualquer meio de comunicação.
A ação que levou à anulação da pesquisa apontou várias irregularidades. Entre as principais acusações, destaca-se a utilização de dados não consolidados do Censo IBGE de 2022 e uma distribuição geográfica desproporcional dos questionários, favorecendo áreas que eram mais propensas a apoiar o candidato Dani da Elba. Além disso, a metodologia de abordagem dos entrevistados foi criticada por induzir ao erro, comprometendo a imparcialidade dos resultados.
A juíza também identificou falhas significativas, como a ausência de dados de gênero por setor censitário, em desacordo com a Resolução TSE nº 23.600/2019. Em sua sentença, a magistrada destacou que a modelagem exigida pela legislação eleitoral não foi atendida pelo Instituto Datatrends.
Mesmo após ser intimado para corrigir as irregularidades, o Instituto Datatrends não fez as alterações necessárias, insistindo que a pesquisa estava conforme os padrões legais. Esta recusa levou a juíza a confirmar a liminar que suspendeu a pesquisa e declarou-a oficialmente como “não registrada”.
Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!