Blogs
Projeto de lei obriga unidades de saúde a disponibilizarem macas para pessoas com obesidade
O plenário da Casa discutiu e votou dez matérias, entre elas o projeto de lei ordinária nº 216/2023, de autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil), que obriga todos os hospitais, clínicas, postos de saúde e afins, públicos e privados, a disponibilizarem, no mínimo, uma maca, uma cadeira de rodas e um leito dimensionados para atender pessoas com obesidade.
O descumprimento da norma acarretará incialmente em advertência, passando por multa de 160 Unidades Padrão Fiscal do Estado de Alagoas (UPFAL) até a multa de 320 UPFAL e cassação do alvará do estabelecimento. Até 31 de dezembro de 2014, 1 UPFAL vale R$ 34,41. A matéria passou por segunda e última votação.
O deputado explica que a disponibilidade de equipamentos como macas e cadeiras de rodas é um direito fundamental, que deve ser garantido a todos, independentemente do peso corporal. Ainda segundo Leonam, essas iniciativas são cruciais para a qualidade de vida e integração social das pessoas com obesidade.
“É inadmissível que pessoas obesas enfrentem obstáculos desnecessários em hospitais e unidades de saúde, especialmente em casos de emergência. A vida de uma pessoa não pode ser colocada em risco simplesmente porque um hospital não possui uma maca adequada”, destaca.
Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!