Blogs

Prefeitura e Uneal iniciam ações conjuntas para fortalecer a agricultura familiar da região agreste de Alagoas

Por Paulo Marcello 13/03/2024 10h10
Por Paulo Marcello 13/03/2024 10h10
Prefeitura e Uneal iniciam ações conjuntas para fortalecer a agricultura familiar da região agreste de Alagoas
Polo Agroalimentar terá cooperação contínua da Secretaria de Desenvolvimento Rural - Foto: Cortesia

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SMDR) e a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) protocolaram um convênio que prevê a instauração de atividades de pesquisa para o desenvolvimento da agricultura familiar. A iniciativa visa fomentar atividades científicas que resultem na melhoria das culturas e em maior rentabilidade aos produtores do agreste.

O Polo Agroalimentar, instalado no povoado Bananeiras, contará com dezenas de profissionais, entre professores, alunos bolsistas, técnicos agrícolas cedidos pela Prefeitura de Arapiraca, além de entidades parceiras, cooperativas, grupos de pesquisa interinstitucionais e outras instituições de ensino superior.

Segundo o reitor Odilon Máximo, o acordo prevê entre outras possibilidades uma parceria com a universidade no compartilhamento e na produção de conhecimento científico por meio das pesquisas nos laboratórios e em campo.

“O que a gente quer fazer desta unidade é de fato um espaço de pesquisa e de prestação de serviços para a comunidade, para os produtores da região, para a agricultura familiar, atender também aos entes públicos como a prefeitura, secretarias de agricultura e órgãos do estado que tenham demandas específicas para o Polo Agroalimentar”, destacou o reitor.

Odilon afirmou ainda que o Polo Agroalimentar tem que servir para produção de conhecimento, de soluções para os problemas da agricultura, especialmente quando se fala de pragas, de análise de solo e aumento de produtividade. E fez questão de parabenizar a prefeitura por manter um departamento de pesquisa atuante em benefício dos produtores.

“Fiquei muito feliz em conhecer e entender essa produção de pesquisa dentro da prefeitura de Arapiraca, de fato uma informação que me deixou muito alegre e parabéns à Secretaria de Desenvolvimento Rural por manter esse espaço que de fato é necessário entender que não é só produzir, se você não tiver conhecimento pra levar ao produtor técnicas e instrumentos que possam fortalece-los”, disse.

Para o superintendente agrícola, Joãozinho Braúna, a formalização deste convênio é fundamental para que Arapiraca possa alavancar a agricultura familiar, inclusive com grande possibilidade de inserir outras culturas na região. Ele acredita que em parceria com a Uneal, será possível também ter mais produtos livres de agrotóxico na mesa dos alagoanos.

“Esse é um trabalho conjunto com a Universidade Estadual, apoiando todos os trabalhos de pesquisa da SMDR que se somam aos que já estão sendo realizados aqui no Polo. Quero parabenizar a iniciativa da Uneal em operacionalizar o Polo Agroalimentar com equipamentos de ponta e equipe técnica especializada que acredita no potencial das pesquisas na busca de melhores resultados”, finalizou Joãozinho.