Blogs

Comissões da Assembleia discutem melhorias no atendimento a crianças diagnosticadas com TEA

Por Assessoria 07/03/2024 09h09
Por Assessoria 07/03/2024 09h09
Comissões da Assembleia discutem melhorias no atendimento a crianças diagnosticadas com TEA
Comissão da ALE - Foto: Assessoria

A Comissão de Segurança Pública e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, em conjunto com as comissões de Educação e de Saúde realizaram uma audiência pública na quarta-feira, 6, para debater a situação enfrentada por pais e responsáveis de crianças e adolescentes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Estado de Alagoas. Participaram do encontro, presidido pelo deputado Cabo Bebeto (PL), os deputados Doutor Wanderley e Ricardo Nezinho, ambos do MDB, além de representantes do Estado e do município de Maceió, além de profissionais da saúde e pais de crianças com deficiência.

O deputado Bebeto disse que foi procurado por pais de autistas no ano passado e lembrou que esta é a terceira reunião promovida pelo Parlamento sobre o assunto.

“Estamos buscando avançar na solução deste problema complexo e o primeiro passo foi dado com o estreitamento do Estado com o município de Maceió, que juntos tentam soluções. Vejo também que os pais estão participando e nos trazendo as suas demandas”, afirmou.

Bebeto destacou ainda que ao final da audiência ficou marcada uma reunião para a próxima segunda-feira, 11, com os pais de alunos com TEA e outros profissionais. Na pauta, a ampliação da oferta por cursos de graduação em áreas sensíveis para o Estado, como as de fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Neuropediatria, entre outros. “Vamos ouvir as reivindicações e depois oficializar a Ufal, Uneal e Uncisal para ver a possibilidade de abrirem cursos nessas profissões, além de graduação de alunos em Análise de Comportamento Aplicada (ABA) para indivíduos com Transtorno do Espectro Autista. Vamos dialogar também com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e a Secretaria estadual de Saúde a viabilidade de um senso local para estimar quantas são as pessoas com TEA e com outras deficiência em toda Alagoas”.

O deputado Doutor Wanderley reforçou a importância da audiência e sugeriu a interiorização dos debates. “Quero parabenizar o deputado Bebeto pela iniciativa e todos os envolvidos aqui presentes, pois se faz urgente desenvolver melhores condições para o bem-estar destas pessoas com TEA”, disse. O deputado Ricardo Nezinho elogiou a temática e parabenizou as secretarias de Educação e de Saúde do Estado e de Maceió por buscarem juntas resolver a questão. “O diagnostico precoce é fundamental para que tenhamos um tratamento adequando, por isso precisamos urgentemente saber quantas pessoas existem no Estado nessa situação. Tenho certeza que a Assembleia Legislativa fará tudo que tiver ao seu alcance para buscar resolver o mais rápido possível”, afirmou.

A comissão de deputados ainda ouviu relatos dramáticos de mães que têm filhos com TEA, como Andréa Guimarães, mãe de José, de 9 anos, autista. “Não queremos que nossos filhos estejam em tratamento numa ‘lata de sardinha’. É preciso que o Governo nos ofereça condições adequadas. Além do mais, nós que somos mães e pais temos que ter um suporte emocional e psicológico das clinicas. Para se ter uma ideia, o pai dele (do José) fefaleceu e eu ainda não tive como falar isso pra ele, sem contar que estamos lutando na Justiça, porque o INSS negou aposentadoria para meu filho. Precisamos comprar medicamentos, alimentação, tenho que trabalhar... não é fácil”, contou Andréa, bastante emocionada.As representantes das secretarias de Educação do Estado e de Maceió também informaram os trabalhos que estão sendo desenvolvidos em suas pastas para melhorar o atendimento a pessoa com TEA. Poliana Satirio, coordenadora de educação especial da Semed, relatou que a Prefeitura publicou hoje um edital de convocação do Processo Seletivo Simplificado. Inicialmente, 833 candidatos foram chamados para entregarem os documentos, com a finalidade de formalizar contrato temporário na rede municipal de ensino. “Isso visa suprir algumas carências de profissionais na rede pública. Vamos ainda elevar 23 escolas para tempo integral ”, disse.

Política em Pauta

Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!

Ver todos os posts