Blogs

Ano eleitoral e os showmícios camuflados

Por Política em Pauta 19/02/2024 08h08 - Atualizado em 19/02/2024 11h11
Por Política em Pauta 19/02/2024 08h08 Atualizado em 19/02/2024 11h11
Ano eleitoral e os showmícios camuflados
Festas de candidatos em Viçosa - Foto: Redes Sociais

Desde de 2006 a Justiça Eleitoral proibiu a realização de showmícios em campanhas eleitorais. A prática consistia em realização de eventos de campanha eleitoral com shows de artistas diversos, no mais clássico modo 'pão e circo' eleitoral.

Atualmente, mesmo com a prática proibida, em Alagoas há o fenômeno dos showmícios disfarçados de eventos culturais, ações de gestão e o mais evidente: os blocos carnavalescos, que muitas vezes levam o nome dos pré-candidatos.

A estratégia política ocorre durante as eleições federais, quando pré-candidatos a deputados (Federal e Estadual), governo estadual e senado 'patrocinam' shows de grandes artistas realizados nos municípios de Alagoas. Mas, a prática fica mais evidente durante as campanhas para gestões municipais, onde os ânimos da disputa eleitoral são mais acirrados, sobretudo nas cidades do interior alagoano.

Dentre os tantos pré-candidatos alagoanos que adotam essa estratégia política, cito aqui os pré-candidatos a prefeito da cidade de Viçosa, na zona da mata do Estado.

No último final de semana a cidade recebeu os shows gratuitos das bandas Papazoni e Psirico, no chamado "Bloco do Bé", do pré-candidato a prefeito Flaubert Filho. Sem retirar o mérito dos artistas de talento ímpar, o bloco teve um caráter claramente eleitoral.

Além de ser nominado com o apelido do pré-candidato da oposição, alguns foliões utilizavam camisas e adereços com o nome do pré-candidato. Os apoiadores do atual prefeito, João Victor Calheiros, também estiveram presentes no show, mas ostentaram suas posições políticas, utilizando a cor verde como destaque e adesivos com os dizeres "Tô com João Victor e não abro".

Em resposta ao 'Bloco do Bé', o atual prefeito João Victor já anunciou o "Bloco da Ressaca", o qual a cidade receberá o cantor Léo Santana, no próximo dia 08 de março.

Em seu breve discurso para os foliões, Bé afirmou que a ida de Léo Santana para Viçosa deve-se a sua "provocação" ao atual gestor municipal.

Até outubro as cidades alagoanas ainda passarão por muitos 'shows' com propósito eleitoral, cabe a população saber discernir entre as plataformas políticas, para não se deixar levar por festa ou benefícios pueris.

Política em Pauta

Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!

Ver todos os posts