Blogs

Lideranças do MDB querem Renan Filho na presidência do Senado Federal

09/02/2024 17h05
09/02/2024 17h05
Lideranças do MDB querem Renan Filho na presidência do Senado Federal
Renan Filho, Ministro dos transportes - Foto: Assessoria

O Congresso Nacional retornou às atividades e já está havendo especulações sobre quais serão os nomes fortes para as disputas das presidências da Câmara e do Senado Federal. As eleições do Senado e da Câmara ocorrem em 2025.

Dentre os nomes citados para a disputa pela presidência do Senado está o do senador alagoano, atual ministro dos transportes, Renan Filho (MDB). Ele poderá disputar com o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).
Os articuladores lançaram o nome entre grupos de senadores para avaliar internamente qual a opinião da casa sobre o ministro. Nas primeiras impressões, avalia-se que Renan Filho tem menos resistências que o pai, Renan Calheiros (MDB-AL).

A ala do MDB que defende o nome acredita que o ministro deveria retornar ao Senado ainda neste ano, para não parecer um candidato de “conveniência” em 2025.

Na defesa pelo nome de Renan Filho, pesa o provável apoio que o governo daria ao ministro. Só o MDB tem a terceira maior bancada do Senado, com 11 senadores. O PT tem oito, PSB, cinco. Em 2023, o atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), foi reeleito por 49 votos a 32 contra Rogério Marinho (PL-RN).

Política em Pauta

Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!

Ver todos os posts