Blogs

Conselho Regional e Sindicato pedem que médicos boicotem o concurso de Palmeira dos Índios

Por Política em Pauta 08/11/2023 07h07 - Atualizado em 08/11/2023 08h08
Por Política em Pauta 08/11/2023 07h07 Atualizado em 08/11/2023 08h08
Conselho Regional e Sindicato pedem que médicos boicotem o concurso de Palmeira dos Índios
Júlio Cezar prefeito de Palmeira dos Índios - Foto: Divulgação

Em edital publicado na semana passada, a Prefeitura de Palmeira dos Índios ofertou 219 vagas de cargos públicos através de Concurso Público Municipal. O concurso foi anunciado pelo Prefeito Júlio Cezar e comemorado por diversas pessoas, mas não agradou a área médica.

É que dentre os cargos ofertados há vagas para médicos clínico geral, especialistas, cardiologista, cirurgião e dermatologista, e o que chamou a atenção, além de revoltar a categoria, foi o salário dos médicos publicado no Edital.

Conforme o documento, o salário para os médicos é de R$ 1.693,22 para 20 horas de trabalho semanal. O valor é inferior ao ofertados a cargos como, por exemplo, agentes de trânsito, que possui apenas obrigatoriedade de nível médio em escolaridade.

Devido a situação, o Conselho Regional de Medicina (Cremal) e o Sindicato dos Médicos de Alagoas (Sinmed) pediram que os médicos boicotem o concurso de Palmeira dos Índios. Além disso, o Sinmed está entrando com uma ação para impugnar o edital, para que seja lançado novamente com a devida correção.

“Terá sido um equívoco, erro de digitação, ignorância, ou má fé? De acordo com a legislação vigente, o mínimo a ser pago à categoria é o equivalente a três salários mínimos, o que daria hoje R$ 3.600 para a jornada de trabalho anunciada. Impossível atrair algum profissional com tamanho desrespeito. O Sinmed já está entrando com ação para impugnar o edital, que deve ser lançado novamente com a devida correção. Desde já, pedimos aos médicos: não se inscrevam!", diz a nota do Sindicato.

O Conselho de Medicina endossou a nota do Sinmed, completando que repudia o baixo valor ofertado à classe médica no Concurso de Palmeira dos Índios. "É imperativo reconhecer a relevância da atividade médica, oferecer salário compatível com a responsabilidade profissional e seu saber científico", diz a nota do Cremal.

"Desta forma, recomendamos aos médicos a não compactuarem com o referido certame público e solicitamos que o edital seja retificado", completa a nota do Conselho.

Após a repercussão negativa, a Prefeitura de Palmeira dos Índios informou que terá nova data para a realização das provas e alterações salariais de alguns cargos, como a área médica.

"A Prefeitura de Palmeira dos Índios realizará um novo Concurso Público para cargos nas áreas da Saúde, Educação, Assistência Social e Administração. As provas que seriam aplicadas no dia 17 de dezembro pela ADM&TEC, empresa responsável pelo certame, de acordo com a publicação do edital do dia 31 de outubro, foram adiadas para o dia 14 de janeiro de 2024. Um novo edital com as adequações será lançado em breve pela ADM&TEC", diz a nota da Prefeitura de Palmeira dos Índios.

Política em Pauta

Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!

Ver todos os posts