Blogs

Promotoria de Arapiraca instaura Inquérito Civil sobre denúncias contra a Vale Verde

Por Política em Pauta 04/10/2023 15h03 - Atualizado em 04/10/2023 15h03
Por Política em Pauta 04/10/2023 15h03 Atualizado em 04/10/2023 15h03
Promotoria de Arapiraca instaura Inquérito Civil sobre denúncias contra a Vale Verde
Mineração Vale Verde em Alagoas - Foto: Agência Alagoas/Arquivo

O Ministério Público de Alagoas instaurou um Inquérito Civil (IC) para apurar denúncias de supostas irregularidades na barragem da mineradora Vale Verde, localizada na cidade de Craíbas. A ação é da 11ª Promotoria de Justiça de Arapiraca e foi publicada no Diário Oficial do MPE, na última terça-feira, 03, assinado pelo promotor de Justiça titular, Cláudio José Moreira Teles.

O IC é baseado em um Procedimento Preparatório a baseado em uma matéria que denunciava o risco das barragens da Mineradora na região agreste. Conforme a denúncia, as explosões e as rachaduras nas casas do entorno da Vale Verde causavam temor para a população, havendo o medo que a "região se torne uma “Nova Brumadinho”".

Desde 2022, que moradores da região afirmavam que o barulho constante de explosões teria provocado, além das rachaduras nas casas, problemas de saúde em algumas pessoas e a morte de animais.

Em nota, a Mineradora Vale afirmou que não existem irregularidades referente a Barragem Serrote e que as supostas irregularidades denunciadas não estão relacionadas com a atividade de mineração.

Veja a nota

A Mineração Vale Verde (MVV) reafirma que inexistem irregularidades referentes à Barragem Serrote; e que os supostos danos ambientais e materiais não possuem relação de causa e efeito com a atividade minerária. Informa que o assunto será devidamente esclarecido no momento oportuno, por meio de dados técnicos que comprovarão o respeito integral aos parâmetros e limites impostos pela legislação.

Adicionalmente, a MVV reforça que se mantém disposta ao diálogo franco e transparente com as populações locais, dedicando especial atenção às suas comunidades anfitriãs.