Blogs
Eleições para Conselho Tutelar de duas cidades alagoanas podem ser anuladas
A escolha dos conselheiros tutelares das cidades alagoanas Rio Largo e Santana do Ipanema entraram na mira do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) e podem ser canceladas, devido a falta de escolha dos conselheiros por meio de uma eleição direta - não houve voto popular.
Conforme o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, as cidades de Uberlândia (em Minas Gerais) e Rio Largo e Santana do Ipanema decidiram realizar o pleito por meio de eleição indireta, sem convocar a população para comparecer às urnas e votar em seus candidatos.
Por isso, o ministro acionou a Advocacia Geral da União (AGU) e o Ministério Público Federal (MPF) para coletar informações dos casos.
A situação nas três cidades resultou na formação de um colegiado para decidir o que fazer, uma vez que as situações contrariam "totalmente o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Resolução nº 231 do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (Conanda)”.
Para Silvio Almeida, a escolha indireta fere diretamente o ECA e pode suscitar o cancelamento dos atos e a impossibilidade de posse desses conselheiros. Além disso, é necessário garantir que os cidadãos desses três municípios possam realizar democraticamente a eleição.
Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!