Blogs

Presidente do CMDCA fala sobre processo para eleições do Conselho Tutelar de Arapiraca

Por Política em Pauta 27/09/2023 19h07 - Atualizado em 27/09/2023 19h07
Por Política em Pauta 27/09/2023 19h07 Atualizado em 27/09/2023 19h07
Presidente do CMDCA fala sobre processo para eleições do Conselho Tutelar de Arapiraca
Presidente do CMDCA de Arapiraca - Foto: Josival Meneses/Já É Notícia

A eleição para Conselheiro Tutelar em todo Brasil ocorre no próximo domingo, 1º de outubro. Pleito ocorrerá das 8h às 17h, no prédio da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) na Escola Costa Rego e, em Arapiraca, será realizado com uso de urnas eletrônicas. 

Os eleitos neste domingo assumirão mandato no dia 10 de janeiro de 2024, com vigência de quatro anos. 

Na Capital do Agreste deverão ser eleitos para duas regiões administrativas (01 e 02), cada região administrativa deverá ter cinco conselheiros tutelares titulares, além dos suplentes. Atualmente há 16 candidatos ao Conselho Tutelar de Arapiraca.

Em entrevista nesta quarta-feira, 27, o presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Arapiraca, Radamés Pereira, explica que todo processo para eleição do Conselho Tutelar é realizado através de uma Lei Municipal.

"Nosso município determinou que esse processo de escolha tem que ter início seis meses antes. Então, desde fevereiro, criamos uma resolução para criar a comissão especial, do processo de escolha, e em abril lançamos o edital", explicou o presidente do CMDCA.

Ainda conforme Radamés, boa parte do processo para eleição do Conselho Tutelar de Arapiraca contou com o apoio e a prestação de serviço da UNEAL.

"Toda estrutura necessária para que o Conselho funcione é de responsabilidade do Poder Executivo Municipal. O Conselho Tutelar tem o poder, tem o dever de zelar pelos direitos da criança e do adolescente, e foi garantido pelo legislador o eleitor poder escolher essa pessoa que vai zelar por esse direito", pontuou Radamés Pereira.

"É muito importante que a população participe do processo, que garanta e exerça esse direito ao voto, no dia 1º de outubro, levando o documento original com foto e o título de eleitor", completou.

Assista a entrevista: