Blogs
Arapiraca e mais sete cidades alagoanas podem aumentar o número de vereadores
Enquanto três cidades alagoanas registraram queda populacional e podem perder até dois vereadores do Legislativo Municipal, oito municípios do Estado seguem na contramão, obtiveram um aumento populacional muito significativo e poderão ter um acréscimo no Legislativo.
Para 69 prefeituras de Alagoas, cujas cidades tiveram queda de população , os números vão resultar em perda de arrecadação, especialmente do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Mas 33 cidades de Alagoas tiveram crescimento populacional e poderão ter um acréscimo no FPM.
Segundo o Blog do Edivaldo Junior, o aumento do quantitativo de vereadores, dependerá da decisão das atuais câmaras municipais. Ou seja, os próprios vereadores podem decidir se querem ou não aumentar os números de vagas.
As cidades que poderão aumentar o número de vereadores são: Arapiraca, Rio Largo, Satuba, Maragogi, Delmiro Gouveia, Maceió, Girau do Ponciano e Santana do Ipanema.
De acordo com a legislação a quantidade mínima é de nove vereadores por município e a máxima de 55 representantes do legislativo municipal. O número cadeiras da Câmara dos vereadores é definido em base na quantidade de habitantes de cada município, mas também com base na lei orgânica de cada cidade, desde que respeite as normas constitucionais.
Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!