Blogs
Queda populacional pode fazer três cidades alagoanas reduzir o número de vereadores
O baixo crescimento populacional está afetando diversos setores polítcos e econômicos de Alagoas.
Recentemente foi noticiado que o Estado poderá perder uma cadeira na Câmara Federal e até três cadeiras na Assembleia Legislativa de Alagoas, devido ao resultado do último Censo populacional.
Alagoas foi o estado que menos cresceu no país, desde 2010, conforme apontam o Censo de 2022 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Alagoas cresceu apenas 0,02%, o equivalente a apenas 6.624 habitantes.
Devido a esse baixo número, as cidades de Anadia, Campo Alegre e Ibateguara, poderão perder representantes no Legislativo Municipal até as eleições de 2026.
Conforme o advogado e especialista em direito eleitoral, Adeilson Bezerra, apenas 33 cidades alagoanas apresentaram crescimento populacional, as demais sofreram reduções. A queda populacional afeta também na arrecadação dos municípios, sobretudo no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Campo Alegre é a cidade com maior redução do número de habitantes em Alagoas e a quinta no ranking nacional. Houve queda de 37,2%; de 51.121 habitantes caiu para 32.106 em 2022. Por isso, a cidade pode perder dois vereadores.
Ibateguara tinha 15.149 habitantes e no último Censo foi contabilizado 13.731 habitantes. Podendo perder dois vereadores também. De 11 passaria para 09.
Anadia também perdeu no número de habitantes. A população caiu para 13.811 pessoas, onde havia 17.318 habitantes, uma diminuição de 20,25%. Perdendo também dois vereadores
Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!