Blogs

Instrutores e clubes de tiro farão projeto de iniciativa popular contra novo decreto do desarmamento

Por Paulo Marcello 23/07/2023 22h10 - Atualizado em 23/07/2023 23h11
Por Paulo Marcello 23/07/2023 22h10 Atualizado em 23/07/2023 23h11
Instrutores e clubes de tiro farão projeto de iniciativa popular contra novo decreto do desarmamento
Instrutora Raiza Lopes e advogado João Uchoa - Foto: Cortesia

A instrutora de tiro Raiza Lopes juntamente com Advogado João Uchoa (foto), o Coordenador do Proarmas em Alagoas, Marcio Schulze e integrantes de Associações de Colecionadores, Atiradores e Caçadores (CACs), Clubes de Tiro e outras instituições pretendem apresentar na Câmara, um Projeto de Iniciativa Popular em desfavor do último decreto sobre o Estatuto do Desarmamento.

O novo decreto sobre armas vai permitir uso do calibre 9 mm apenas pelas forças de segurança e a fiscalização dos CACs ficará sob responsabilidade da Polícia Federal. Quem tem arma 9 mm pode continuar usando e comprando munição. No entanto, daqui em diante este tipo de calibre volta a ser de uso exclusivo das forças de segurança.

A iniciativa popular, prevista nos artigos 14, inciso III, e 61, § 2º, da Constituição, e regrada pela Lei nº 9.709/98, representa uma das formas de deflagração do processo legislativo via reunião das assinaturas pelo eleitorado brasileiro para que seja possível apresentar, na Câmara dos Deputados, um Projeto de Lei. 

Antes mesmo de iniciar a coleta de assinaturas, o grupo está ganhando força por meio das redes sociais. Os clubes Caça e Pesca (AL) e clube de tiro Dois irmãos (PE), por exemplo, já estão recebendo centenas de adesões pelo país. Serão milhares de assinaturas com objetivo de garantir o direito à liberdade e a vida. 

O Coordenador do Proarmas em Alagoas, Marcio Schulze faz questão de destacar que “Não é sobre armas, é sobre liberdade". Já a instrutora de tiros Raiza Lopes explicou:

“Nossa intenção é reunir forças e mostrar que o judiciário não pode criar decretos de forma inconstitucional que afetam nossos direitos fundamentais: Vida e liberdade. O Estado não deve interferir no nosso direito de defesa a vida”, destacou Raiza Lopes.

Participam desta iniciativa a instrutora de tiro Raiza Lopes, o advogado João Uchoa, o Coordenador do Proarmas em Alagoas, Marcio Schulze, o presidente da Associação de CAC's da Bahia, Leonardo Fernandes Fallaci, o presidente da Associação dos Atiradores Civis de Pernambuco (Associação ACP), Luiston Santos, Clube de Tiro Caça e Pesca (AL), Dois irmãos (PE) entre outras instituições.

Os interessados podem acessar o link:  https://chat.whatsapp.com/LhFxHEP1OPL8g8s4YgBzPd 

Coordenador do Proarmas em Alagoas, Marcio Schulze: “Não é sobre armas, é sobre liberdade"