Blogs

Condenado, Collor terá pena definida pelo STF nesta quarta-feira, 31

Por Política em Pauta 30/05/2023 16h04
Por Política em Pauta 30/05/2023 16h04
Condenado, Collor terá pena definida pelo STF nesta quarta-feira, 31
Fernando Collor - Foto: TV Senado

Condenado pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), na última quinta-feira, 25, por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro ex-presidente Fernando Collor (PTB) deverá ter a pena definida nesta quarta-feira, 31. Na ação penal ficou comprovado que Collor com a ajuda dos empresários Luis Pereira Duarte de Amorim e Pedro Paulo Bergamaschi de Leoni Ramos, recebeu R$ 20 milhões para viabilizar irregularmente contratos da Petrobrás com a UTC Engenharia.

Oito ministros votaram para condenar o ex-parlamentar. Apenas os ministros Nunes Marques e Gilmar Mendes votaram pela absolvição do ex-senador alagoano.

Dos oito votos pela condenação, quatro acolheram a denúncia por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, mas converteram a acusação de organização criminosa em associação criminosa (artigo 288 do Código Penal).

O relator do caso, ministro Edson Fachin sugeriu mais de 33 anos de prisão, além da aplicação de multa, pagamento de indenização por danos, perda de bens relacionados ao crime e proibição do exercício de função pública.

Para que a pena de Collor seja definida, o STF irá analisar se ele também será enquadrado no crime de Associação Criminosa, proposto pelo ministro André Mendonça, ou pelo crime de organização criminosa, proposto pelo retor Edson Fachin.

Política em Pauta

Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!

Ver todos os posts