Blogs

Vereador que chamou prefeito de Boca da Mata de 'macaco' será investigado por injúria racial; OAB acompanha o caso

Por Política em Pauta com Ascom OAB Alagoas 25/05/2023 09h09
Por Política em Pauta com Ascom OAB Alagoas 25/05/2023 09h09
Vereador que chamou prefeito de Boca da Mata de 'macaco' será investigado por injúria racial; OAB acompanha o caso
Valtinho Acioly e Bruno Feijó, vereador e prefeito de Boca da Mata - Foto: Redes sociais

A Polícia Civil irá investigar o vereador por Boca da Mata, Walter Acioli Filho, o Valtinho Acioli, por crime de injúria racial contra o prefeito de Boca da Mata, Bruno Feijó. A fala do vereador foi proferida na Câmara de Vereadores da cidade, na terça-feira da semana passada, dia 16 de maio.

Em seu discurso, Walter Acioli Filho disse ter sido chamado de canguru e chamou o gestor municipal de "macaco adestrado". "O canguru não é ofensivo, talvez o macaco, aquele macaco adestrado, que muitas vezes em circo a roubar, ofereça mais risco à sociedade. Inclusive, macaco que o Ministério Público anda atrás, que a Polícia Federal anda atrás, talvez isso ofereça mais risco à nossa sociedade", disse o vereador.

Todo pronunciamento do vereador foi gravado a ganhou repercussão rapidamente. Ao tomar conhecimento do caso, o prefeito Bruno Feijó realizou um pronunciamento nas redes sociais, prestou um Boletim de Ocorrência na Delegacia e procurou a Comissão de Promoção da Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), que agora acompanha o caso de perto.

Conforme a OAB, o órgão vai oficiar os órgãos responsáveis pela apuração da situação. Os ofícios serão enviados ao Ministério Público Estadual (MPAL), Polícia Civil, Câmara Municipal de Boca da Mata e União dos Vereadores do Estado de Alagoas (Uveal).

Este foi o 4º caso de injúria racial registrado pela Ordem em Alagoas em 2023. Somente este ano, também já chegaram ao conhecimento da Comissão da OAB/AL sete casos de intolerância religiosa.

De acordo com a presidente da Comissão, Ana Clara Alves, a OAB, após fazer o acolhimento da vítima, vai acompanhar todo o caso, até que tudo fique esclarecido e, com a comprovação de que trata-se de mais uma situação de racismo, o responsável seja punido. “Estaremos acompanhando as investigações para que os casos de injúria racial em Alagoas não fiquem impunes”, pontua.

Política em Pauta

Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!

Ver todos os posts