Blogs

Arthur Lira critica 'tratamento desonroso' de big techs com a Câmara em votação da PL das FakeNews

Por Política em Pauta 03/05/2023 11h11
Por Política em Pauta 03/05/2023 11h11
Arthur Lira critica 'tratamento desonroso' de big techs com a Câmara em votação da PL das FakeNews
Arthur Lira - Foto: CNN Brasil

O deputado federal alagoano, Arthur Lira (PP), presidente da Câmara Federal, criticou, na última terça-feira, 02, o comportamento das chamadas big techs, como Google, Twitter, TikTok e Instagram, contra o Projeto de Lei das FakeNews (2.630 de 2020). Conforme Lira, as empresas protagonizaram “tratamento desonroso” e precisam ser responsabilizadas.

“Como é você tem aqui um site de pesquisa [com] um tratamento desonroso com essa Casa [dizendo] que está vendendo e votando coisas contra a população brasileira. Eu não tenho juízo de mérito, não estou defendendo o texto A ou texto B, estamos defendendo que se construa texto”, afirmou Lira em Plenária.

A votação do PL das FakeNews estava marcada para terça-feira, mas foi suspenda após pedido do relator do Projeto, deputado Orlando Silva (PC do B-SP).

Na ocasião, Arthur Lira fez referência a postura do Google, que, na última segunda-feira, 1º de maio, incluiu um link para o texto “O PL das fake news pode aumentar a confusão sobre o que é verdade ou mentira no Brasil” na página principal do seu buscador.

O link era exibido para todos os usuários, mesmo que não estivessem pesquisando assuntos relacionados e não mostrava que seria uma sugestão de notícia. Apresentava-se como algo direcionado pela própria plataforma, contra a votação da PL das FakeNews.

O Google retirou a exibição do texto depois que o governo federal determinou que a plataforma avisasse que o anúncio em sua homepage se tratava de uma publicidade.

"Nós demos os 8 dias para que as big techs fizessem o horror que fizeram com a Câmara Federal. Eu não vi ninguém aqui defender a Câmara Federal. Num país com o mínimo de seriedade, Google e Tik Tok, todos os meios, Rede Globo e quem quiser, todos os meios, tinham que ser responsabilizados”, disse Lira, ao ressaltar que o Projeto poderia ter sido votado na semana anterior, mas havia acordado dar mais tempo para o texto ser ajustado e debatido.

Lira também afirmou que que integrantes da oposição, que é contra o projeto das fake news, têm atualmente contas em redes sociais suspensas por falta de leis sobre o assunto.

“Não posso ser criticado porque defendo que esta Casa se posicione, independentemente do mérito, a respeito de um problema que afeta mais os senhores […] Quais foram os deputados que tiveram as contas suspensas? O deputado Otoni [de Paula] ainda está com a conta suspensa, por falta de legislação”, completou Arthur Lira.

Política em Pauta

Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!

Ver todos os posts