Blogs

Indígenas de Palmeira e Porto Real do Colégio são surpreendidos com notícia de suspensão da assinatura na demarcação das terras

Por Política em Pauta com Mídia Caeté 27/04/2023 08h08 - Atualizado em 27/04/2023 11h11
Por Política em Pauta com Mídia Caeté 27/04/2023 08h08 Atualizado em 27/04/2023 11h11
Indígenas de Palmeira e Porto Real do Colégio são surpreendidos com notícia de suspensão da assinatura na demarcação das terras
Indígenas de Alagoas e Sergipe indo para o Acampamento Terra Livre 2023 - Foto: Divulgação redes sociais

Surpresa. Este foi o sentimento de indígenas alagoanos ao saberem da suspensão da assinatura na demarcação das terras dos Povos Xukuru-Kariri, em Palmeira dos Índios, e Kariri-Xocó, em Porto Real do Colégio. O grupo faz parte das delegações que foram participar do Acampamento Terra Livre 2023 (ATL 2023).

A assinatura das demarcações de terra seria realizada ainda durante o ATL, mas foi suspenso. O professo de homologação havia sido anunciado pela ministra dos Povos Indígenas Sônia Guajajara, segundo ela, as documentações de demarcação de pelo menos 13 terras indígenas já estavam prontas, aguardando sansão do presidente Lula (PT).

Abaladas com a notícia, lideranças em Alagoas e Sergipe buscaram a ministra para pedir mais informações sobre o motivo da não assinatura. Na ocasião, Sônia Guajajara relatou sobre uma série de “forças contrárias” que também vêm se movimentado desde o anúncio da retomada de demarcações.

Estaria ocorrendo um lobby de grupos de agropecuaristas contra a demarcação das terras. Políticos, ruralistas e empresários estariam tentando travar as demarcações.

Política em Pauta

Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!

Ver todos os posts