Blogs

Em baixa, Tainá Veiga pode não fazer sucessor e perder Prefeitura para Jairzinho Lira

Por Política em Pauta 20/04/2023 10h10
Por Política em Pauta 20/04/2023 10h10
Em baixa, Tainá Veiga pode não fazer sucessor e perder Prefeitura para Jairzinho Lira
Tainá Veiga e Jairzinho Lira - Foto: Divulgação redes sociais

A popularidade da prefeita de Lagoa da Canoa, Tainá Veiga (PP) não está muito favorável e dificilmente ela fará seu sucesso nas eleições de 2024. Com a baixa de Tainá, quem sai na vantagem é o ex-deputado estadual Jairzinho Lira (PSD), que desistiu de disputar a eleição de 2022 já de olho na Prefeitura de Lagoa da Canoa.

Na manhã desta quinta-feira, 20, a Coluna Cidades em Foco, do Jornal Tribuna Independente, trouxe o alerta "apesar de ter o controle absoluto na Câmara de Vereadores, onde os 10 vereadores comem em seu prato, vive assombrada com a possibilidade, cada vez mais robusta, de perder o poder para o seu maior inimigo político, o ex-deputado estadual Jairzinho Lira".

Além de estar em baixa com o eleitorado, Tainá Veiga está perdendo o apoio de seu vice-prefeito, o médico José Alberto. O que comenta-se nos bastidores políticos da cidade é que José Alberto já estaria em tratativas com Jairzinho Lira para fazer coro à sua campanha nas eleições do próximo ano.

Ainda nos bastidores, o que circula é que há até um desconforto político entre Tainá e o próprio marido, Lauro Fonseca. Responsável por eleger Tainá nos dois mandatos, Lauro se viu sem espaço na gestão da esposa e não tem direito sequer de fazer uma pequena indicação política na gestão municipal.

Enquanto Tainá patina na busca por um sucessor e na (re)conquista do eleitorado, Jairzinho Lira segue tranquilo -fazendo alianças, apenas esperando o momento de sentar na cadeira de gestor municipal, a qual já assumiu por duas ocasiões.

Vale lembrar que Tainá Veiga ainda é investigada pela 44ª Zona Eleitoral, em Girau do Ponciano, Agreste de Alagoas, por crime de abuso de poder econômico. Na ação, a prefeita foi acusada de ter distribuído materiais de construção (pela empresa Braz Construções), entregado piçarra e tijolos em troca de votos. No processo, foram anexados áudios e conversas registradas no aplicativo WahtsApp. Além disso, foram anexadas notas de entrega, comprovando as acusações de abusos de poder econômico e público durante o período eleitoral.

Colocando uma pá de cal na popularidade de Tainá Veiga, nas últimas eleições de 2022, o advogado, então candidato a deputado estadual, Welton Roberto (PT) acusou a prefeita de Lagoa da Canoa de possível crime de coação eleitoral. O advogado afirmou que a prefeita estaria procurando saber quais funcionários da Prefeitura que votaram no candidato Lula no primeiro turno, das eleições presidenciais, para demiti-los. Lula teve a maioria de votos, nos dois turnos, em Lagoa da Canoa, e o caso ganhou repercussão negativa para a Tainá em Lagoa da Canoa e região.

Política em Pauta

Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!

Ver todos os posts