Blogs

Rafael Brito visita escolas de Arapiraca e Craíbas para ouvir alunos e professores sobre o novo ensino médio

Por Assessoria 06/04/2023 13h01
Por Assessoria 06/04/2023 13h01
Rafael Brito visita escolas de Arapiraca e Craíbas para ouvir alunos e professores sobre o novo ensino médio
Rafael Brito em Escola de Arapiraca - Foto: Assessoria

Nas últimas semanas, a revogação do Novo Ensino Médio tem sido tema de discussão em todo país. Em 2017, a lei 13.415 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do ensino médio. Entre as alterações, está o tempo mínimo do estudante na escola que será ampliado de 800 horas para 1.000 horas anuais (até 2022) e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional.

Alguns especialistas relatam pontos positivos sobre o NEM, que também é alvo de críticas por alunos e professores que reivindicam a redução de disciplinas tradicionais, a falta de formação dos professores e chegam a defender até a sua revogação.

Vice-presidente da Comissão de Educação, na Câmara, o deputado federal Rafael Brito (MDB) vem levantando o debate nas reuniões, em Brasília, reforçando a importância da participação de alunos, professores e gestores no debate sobre quais são as medidas necessárias para o aprimoramento e implementação do Novo Ensino Médio.

Em agenda pelo interior de Alagoas na última terça-feira, 04, o parlamentar visitou escolas estaduais em Craíbas e Arapiraca e pôde conversar com alunos e profissionais da rede estadual sobre o tema.

“Vejo o assunto sendo muito repercutido e opinado por pessoas que nunca pisaram no chão da escola, nem ouviram os principais envolvidos com o Novo Ensino Médio. Precisamos escutar as sugestões de melhorias de alunos e professores e aprimorar esse novo modelo. Sabemos que não é possível oferecer os itinerários da mesma forma para todos os alunos e também sabemos que o modelo antigo não funciona, estender esse debate é muito necessário, ” enfatizou o deputado.

Segundo o parlamentar, a portaria publicada na manhã de ontem, 05, pelo MEC, oficializa a interrupção dos prazos por 60 dias a partir do término da consulta pública criada pelo governo federal para avaliação e reestruturação da reforma, mas não deve afetar a rotina nas escolas que já implementaram o novo modelo.

Para ampliar ainda mais a discussão, o deputado Rafael Brito e o deputado estadual Bruno Toledo, farão uma audiência pública, na Assembleia Legislativa, no próximo dia 14/04, às 14h30. A sessão será transmitida pelo canal do Youtube da TV Assembleia. A ação faz parte de várias atividades que o parlamentar tem desenvolvido para ampliar o debate e incluir estudantes e servidores da educação na tomada de decisão

Política em Pauta

Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!

Ver todos os posts