Blogs

Falas contra Arthur Lira publicadas por assessor de Rodrigo Cunha expõe racha entre presidente da Câmara e o senador

Por Política em Pauta 28/03/2023 16h04
Por Política em Pauta 28/03/2023 16h04
Falas contra Arthur Lira publicadas por assessor de Rodrigo Cunha expõe racha entre presidente da Câmara e o senador
Hermann Braga, assessor de Cunha - Foto: Redes sociais

O alagoano, considerado principal assessor do senador Rodrigo Cunha (União Brasil), Hermann Braga, fez uma série de publicações em seu twitter claramente direcionadas ao deputado federal, presidente da Câmara, Arthur Lira. As publicações do assessor de Cunha escancaram uma possível quebra de aliança entre Cunha e Dantas.

Entre as postagens, Hermann Braga chega a dizer que "um “caba” que precisa de RP9 pra existir é fraco, sem liderança e iletrado", PR9 é como chamam as tais Emendas de Relator, também conhecidas como orçamento secreto, utilizadas pelos presidentes das duas Casas para manter controle sobre parlamentares do centrão.

Hermann ainda faz comparações aos tapetes verde e azul, da Câmara Federal e do Senado respectivamente.

"Artur da Távola foi um pseudônimo de um grande senador que o Brasil teve. Ele dizia: “quem tem vida interior, jamais padecera de solidão”. Um “caba” que precisa de RP9 pra existir é fraco, sem liderança e iletrado. Jamais pisará o tapete azul!", diz a publicação.

As postagens de Hemann deixam dúvida sobre a aliança de Cunha e Lira e fortalece o rumor sobre um suposto acordo entre Lira e Renan Calheiros para que ambos disputem juntos as duas vagas de Alagoas para o Senado em 2026.

Se confirmado o acordo entre Lira e Renan Calheiros, Rodrigo Cunha é quem arcará com os prejuízos e por isso a revolta de Hemann Braga.

Leia a sequência de publicações de Hermann Braga no Twitter:

"O cara tá pisando no tapete verde, mas doidinho pra pisar no azul! Não é qualquer um que chega na Câmara Alta da República. Alguns requisitos para tal: cumprir palavra, não fazer política com tabica e honrar o nome de Alagoas. O Senado respeitado é democracia forte!"

"A Câmara dos Deputados vai fazer uma virada política disruptiva. Meu palpite é que o Centrão não mais suportará a “política do chicote”. Os 513 irão trabalhar na perspectiva da coalizão individual ou de grupos de pressão menores. É o meu sentimento e minha percepção."

"Isso é desde o Iluminismo, abro aspas: “O que forjou a teoria do poder e as ciências políticas: quem está no topo do poder, desdenha e trai. A este nem a base da pirâmide restará.” Aguardemos!"

"Artur da Távola foi um pseudônimo de um grande senador que o Brasil teve. Ele dizia: “quem tem vida interior, jamais padecera de solidão”. Um “caba” que precisa de RP9 pra existir é fraco, sem liderança e iletrado. Jamais pisará o tapete azul!"