Blogs
Deputado Fábio Costa cria PEC para proibir presidente de indicar amigos íntimos para o STF
O deputado federal por Alagoas, Delegado Fabio Costa (PP/AL), protocolou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pretende proibir a indicação de amigos íntimos e advogados do presidente da República ou do partido dele para exercer o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
Conforme o deputado, a PEC foi apresentada após ele saber de rumores que o presidente Lula (PT) poderia indicar o advogado Cristiano Zanin para o STF, na vaga deixada pelo ministro Ricardo Lewandowski - que irá se aposentar em maio deste ano.
“Essa possível indicação é absolutamente inconstitucional e fere a imparcialidade e a própria legitimidade do Tribunal. Se isto acontecer, é uma quebra de promessa do presidente, que, em várias ocasiões, disse, de maneira clara, que não indicaria pessoas próximas para o STF”, reclamou o deputado.
Na sessão plenária da Câmara da última terça-feira, 14, Fabio Costa anunciou a apresentação da PEC e pediu a colaboração dos pares nesta tramitação, reforçando que a mudança na Constituição Federal é imprescindível para reforçar a independência e o primor técnico do Poder Judiciário.
“O chefe do Poder Executivo precisa respeitar as hipóteses legais e moralmente admissíveis, pois, por óbvio, em um sistema republicano, não existe poder absoluto ou ilimitado, que seria a negativa do próprio Estado de Direito. Uma escolha que contrarie essa premissa escancara latente desvio de finalidade do ato, em inobservância aos princípios constitucionais da impessoalidade, da moralidade e do interesse público”, destacou Fábio Costa.
Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!