Blogs

Marcelo Victor não poderá disputar reeleição para presidência da ALE em 2023

Por Política em Pauta 09/12/2022 16h04
Por Política em Pauta 09/12/2022 16h04
Marcelo Victor não poderá disputar reeleição para presidência da ALE em 2023
Marcelo Victor, presidente da ALE - Foto: Divulgação

Uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), proferida na última quarta-feira, 07, pôs fim a possibilidade do deputado estadual Marcelo Victor disputar a presidência da Assembleia Legislativa de Alagoas, em fevereiro de 2023.

Conforme a decisão do STF, é permitido apenas uma "reeleição ou recondução sucessiva ao mesmo cargo da mesa diretora das Assembleias Legislativas”. Como Marcelo Victor já conquistou duas presidências na Casa Tavares Bastos de forma sucessiva (eleito e reeleito) ele não poderá tentar o cargo pela terceira vez seguida.

"A eleição dos membros das mesas das assembleias legislativas estaduais deve observar o limite de uma única reeleição ou recondução, limite cuja observância independe de os mandados consecutivos referirem-se a mesma legislatura. A vedação à reeleição ou recondução aplica-se somente ao mesmo cargo da mesa diretora, não impedindo que membro da mesa anterior se mantenha no órgão de direção, desde que em cargo distinto", diz a decisão do TSE.

Cabe ao deputado agora articular novos nomes para lhe substituir na presidente da Câmara Estadual. Um dos nomes mais cotados é o deputado estadual Bruno Toledo, grande aliado de Marcelo Victor.

MV tem possibilidade, então, de voltar ao cargo em 2025, quando será realizada nova eleição para o biênio 2025/2026.

Política em Pauta

Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!

Ver todos os posts