Blogs
Prefeito de São Miguel dos Campos e ex-vereador são condenados por corrupção
O prefeito de São Miguel dos Campos, George Clemente Vieira, e o ex-vereador Josivaldo de Oliveira Vieira foram condenados por crime de corrupção. Além deles, a ex-diretora administrativa de Saúde da cidade, Esther Cavalcante Torres, também foi condenada.
A decisão judicial é em primeira instância e ainda cabe recurso ao Tribunal de Justiça de Alagoas. A condenação foi proferida pela juíza Soraya Maranhão Silva, na última quinta-feira, 01.
Conforme a condenação, o prefeito, o ex-vereador e a ex-diretora administrativa de Saúde cometeram o crime conhecido como "rachadinha", durante 15 meses, entre os anos de 2014 e 2015.
A investigação contra o gestor apontou um prejuízo de quase R$ 5,4 milhões aos cofres públicos municipal. A apuração apontou que servidores públicos contratados pelo gestor municipal atuavam como ‘laranjas’, além disso eles depositavam os valores de salários recebidos em contas bancárias vinculadas a Esther e Josivaldo.
A condenação ocorreu a pedido do Ministério Público de Alagoas (MPAL), que moveu uma ação civil pública, em 2018, acusando o trio de crime de improbidade administrativa. George Clemente era o prefeito à época e, em 2020, foi eleito novamente. Ele está no cargo pela terceira vez.
A condenação em primeira instância determinou que os réus devolvam o valor integral dos danos aos cofres públicos e que também deverão perder as funções públicas que estão exercendo. Além disso, foi determinada a suspensão dos direitos políticos deles por cinco anos.
Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!