Blogs

Assembleia Legislativa e Palácio do Governo são alvos de operação da PF

Por Política em Pauta 11/10/2022 08h08 - Atualizado em 11/10/2022 09h09
Por Política em Pauta 11/10/2022 08h08 Atualizado em 11/10/2022 09h09
Assembleia Legislativa e Palácio do Governo são alvos de operação da PF
Assembleia Legislativa de Alagoas - Foto: Divulgação

Está ocorrendo na manhã desta terça-feira, 11, uma operação policial que tem como alvo o Palácio do Governo e a Assembleia Legislativa de Alagoas. Denominada Edema, a operação investiga um suposto esquema de rachadinha na Assembleia Legislativa do Estado.

A operação cumpre 31 mandatos de busca e apreensão e investiga desvio de recursos desde 2019. Apesar da PF estar na ALE, os servidores estão trabalhando normalmente.

Um dos alvos da operação é o governador Paulo Dantas, no momento ele está em um hotel em São Paulo. Ele foi abordado no local, onde foi determinado o recolhimento do telefone e que a bagagem dele fosse vasculhada.

Conforme informações extra oficiais, o Superior Tribunal de Justiça (STJ), por meio da ministra Laurita Vaz, determinou o afastamento cautelar de Paulo Dantas do cargo, pelo prazo de 180 dias.

Ele é acusado de peculato, organização criminosa e lavagem de dinheiro. A apreensão e bloqueio de bens chega ao valor de R$ 54 milhões.

Conforme a decisão judicial, a partir de hoje, os investigados estão impedidos de manter contato entre si e de frequentar os órgãos públicos envolvidos na investigação.

A Assessoria do governador informou que emitirá uma nota sobre o caso.

Conforme o Ministério Público Federal (MPF) a investigação ainda está em sigilo. Mas aponta a ocorrência dos crimes de organização criminosa, peculato e lavagem de dinheiro.

Também nesta terça-feira, o vice-governador será comunicado a respeito da ordem judicial de afastamento do governador do cargo.