Blogs

Viagem de Bolsonaro para o funeral da rainha pode atrapalhar a candidatura de Arthur Lira

Por Política em Pauta 13/09/2022 11h11 - Atualizado em 13/09/2022 11h11
Por Política em Pauta 13/09/2022 11h11 Atualizado em 13/09/2022 11h11
Viagem de Bolsonaro para o funeral da rainha pode atrapalhar a candidatura de Arthur Lira
Lira e Bolsonaro - Foto: EVARISTO SA/AFP/Getty Images

A confirmação da viagem do presidente Jair Bolsonaro (PL) para o funeral da rainha Elizabeth II, na Inglaterra, pode prejudicar a candidatura do deputado federal por Alagoas e presidente da Câmara Arthur Lira (PP).

O velório da rainha Elizabeth II está marcado para 19 de setembro, segunda-feira, na Abadia de Westminster. Na sequência, o corpo da monarca será enterrado no Castelo de Windsor. Bolsonaro e a esposa Michele já confirmaram presença.

Com a saída do presidente do País, quem deveria assumir o comando é o vice-presidente, Hamilton Mourão (Republicanos), que é candidato a senador pelo Rio Grande do Sul. Porém, Mourão já avisou que não pretende assumir o comando do governo federal, para não ficar inelegível, por isso ele pretende viajar para o Peru, enquanto Bolsonaro estiver fora do Brasil.

Sendo assim, sobra para o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, assumir o poder. Mas, Lira é candidato a reeleição a deputado federal e caso ele aceite ser presidente interino, automaticamente perderá a candidatura.

Resta a Lira a possibilidade de também sair do País no período em que Bolsonaro estiver na Inglaterra. Neste caso, a vaga de presidente interino deve ficar com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O senador, que não disputa as eleições deste ano, é o quarto na linha sucessória federal.