Blogs

Ex-reitora da Ufal, Ana Dayse Dórea receberá comenda da Assembleia Legislativa

Por Política em Pauta com Assessoria ALE 02/09/2022 17h05
Por Política em Pauta com Assessoria ALE 02/09/2022 17h05
Ex-reitora da Ufal, Ana Dayse Dórea receberá comenda da Assembleia Legislativa
Ana Dayse Dórea - Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa irá conceder, na próxima segunda-feira, 05, a comenda de Mérito Educacional Padre Teófanes de Barros à professora Ana Dayse Dórea, ex-reitora da Universidade Federal de Alagoas.

A comenda será entregue em sessão solene na sede da ALE, às 9h e é uma iniciativa da deputada Fátima Canuto (MDB), com aprovação unânime dos demais parlamentares que integram o Poder Legislativo alagoano. A Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Centro Universitário Cesmac também receberão honrarias, neste caso os órgãos receberão as comendas de Mérito Legislativo Tavares Bastos.

A professora Ana Dayse é natural de Pão de Açúcar. Graduada em Medicina pela (Famed), com especialização em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo-USP e mestrado em Saúde Pública também pela USP. Aposentada como professora adjunta da Faculdade de Medicina da UFAL desde 2011 e médica concursada do Inamps em 1976, a professora Ana Dayse já ocupou diversos cargos e funções no âmbito da saúde e da educação, tanto a nível estadual quanto nacional, como por exemplo, o de reitora da Ufal, diretora do Centro de Ciências de Saúde da Ufal, Conselheira Nacional de Educação e o de secretária Municipal de Educação durante os períodos de 2001-2003, 2013-2016.


Famed: 
A comenda Tavares Bastos que será outorgada à Famed/Ufal e ao Cesmac é a mais alta honraria concedida pelo Parlamento alagoano pelos relevantes serviços prestados ao Estado de Alagoas. Fundada em 3 de maio de 1950, a Faculdade de Medicina de Alagoas obteve autorização para a realização do seu primeiro vestibular em janeiro de 1951. Passou por inúmeras transformações e mudanças, especialmente as que vêm acontecendo desde a década de 1990. No ano de 2020, marcado pela pandemia do coronavírus, o curso de Medicina da Ufal, pelo conceito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), esteve entre as melhores do País, tendo recebido a nota cinco, com performance superior à média das demais faculdades de medicina do Brasil.

Cesmac: 
Idealizado pelo padre Teofanes Augusto de Araújo Barros, com a experiência de ter sido o fundador da Faculdade de Filosofia de Alagoas, em 1951, o Cesmac foi instituído com o objetivo de se ter ensino superior, no Estado, no período noturno. A preocupação era com os que trabalhavam durante o dia e estavam impossibilitados do acesso ao diploma do 3º grau. O projeto tomou corpo em 1971, quando o padre Teofanes conversava com o deputado estadual Tarciso de Jesus na antessala da Secretaria de Educação, para serem atendidos pelo professor Luiz Sávio de Almeida. Com o apoio e incentivo do deputado, foi formado um grupo de trabalho que contava com a participação de várias personalidades da educação e da cultura de Alagoas.

Tomando como referência a experiência do Instituto Paraibano de Educação, que tinha firmado convênio com a Prefeitura Municipal de João Pessoa para a instalação de várias escolas superiores, mantidas pela municipalidade da capital, foi montado o projeto, e com a ampliação das articulações políticas, conseguiu-se o apoio do então governador de Alagoas, Afrânio Salgado Lages.

Diante disso, o então prefeito e atual reitor do Centro Universitário-Cesmac, João Sampaio, tomou as medidas necessárias à criação das faculdades, determinando a elaboração e viabilizando a apresentação de Projeto de Lei na Câmara de Vereadores e a aprovação da Lei nº 20444, de 20 de setembro de 1973, autorizando a formalização de convênio entre a Prefeitura de Maceió e a Sociedade Guido de Fontgalland, "entidade civil com fim filantrópico, reconhecida de utilidade pública pela Lei n° 1.762/70", para instalação e manutenção de sete estabelecimentos de ensino superior, celebrando com a cláusula 'ad perpertuam', a saber: Faculdade de Direito de Maceió; Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de Maceió, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Maceió, com os cursos de Letras, Estudos Sociais, História, Educação Moral e Cívica, Pedagogia e Educação Artística; Faculdade de Ciências Agrárias de Maceió; Escola de Engenharia de Operações de Maceió; Escola de Biblioteconomia de Maceió e Instituto de Psicologia de Maceió.

Política em Pauta

Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!

Ver todos os posts