Blogs

Prefeitos de Rio Largo e Maceió entram em rota de colisão para decidir quem é o dono do aeroporto

Por Política em Pauta 22/07/2022 09h09 - Atualizado em 22/07/2022 10h10
Por Política em Pauta 22/07/2022 09h09 Atualizado em 22/07/2022 10h10
Prefeitos de Rio Largo e Maceió entram em rota de colisão para decidir quem é o dono do aeroporto
JHC e GG - Foto: Divulgação

Localizado entre Maceió e Rio Largo, o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares virou alvo de disputa entre os prefeitos Gilberto Gonçalves e JHC. Os gestores entraram em rota de colisão, para decidir afinal em que território está localizado o aeroporto.

Ocorre que um recente laudo do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) apontou que 61% da área construída do Aeroporto Zumbi dos Palmares está dentro de Maceió, com Rio Largo ficando apenas com 39% da área construída.

As áreas dentro de território maceioense incluem os espaços do estacionamento, parte administrativa e lojas. Diante disso, o prefeito de Maceió, JHC, já mandou a equipe da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) ocupar o perímetro majoritário para executar ações educativas e de fiscalização.

Ao tomar conhecimento da "invasão", o prefeito de Rio Largo, Gilberto Gonçalves, se revoltou e afirmou que a atitude de JHC foi um ato desrespeitoso. "Fomos surpreendidos com a chegada da SMTT de Maceió no aeroporto do meu querido Rio Largo. Um ato desrespeitoso ao pacto federativo. Invasão de domínio e uma ação truculenta do João Henrique Caldas, vulgo JHC. Está na Lei, o aeroporto está em terras riolarquenses. ", disse Gilberto Gonçalves.

"Aqui eu faço o meu questionamento ao Iteral, qual o real interesse desse estudo? O órgão deve fazer um trabalho onde não haja interesse político envolvido", completou o gestor.