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Partido de Rodrigo Cunha foi o que mais gastou com anúncio político no Google em Alagoas

Por Política em Pauta com G1 21/07/2022 11h11 - Atualizado em 21/07/2022 12h12
Por Política em Pauta com G1 21/07/2022 11h11 Atualizado em 21/07/2022 12h12
Partido de Rodrigo Cunha foi o que mais gastou com anúncio político no Google em Alagoas
Rodrigo Cunha - Foto: TV Senado

O União Brasil de Alagoas, partido do senador e pré-candidato ao governo, Rodrigo Cunha, foi o partido alagoano que mais gastou com anúncio político no Google, entre novembro de 2021 e 17 de julho de 2022.

No ranking nacional, o União Brasil Alagoas (UB/AL) ficou em 9º lugar, com gastos de R$ 30 mil, em propaganda política paga no google. O UB/AL gastou mais até que o PT nacional, que no mesmo período pagou 16,5 mil.

O União Brasil de Alagoas quase empatado com o 8º lugar em gastos com publicidade paga no google, o PP nacional, do deputado federal alagoano, Arthur Lira, R$ 31,5 mil, principal aliado de Cunha.

Mesmo com o grande investimento em divulgação política paga no Google, o senador Rodrigo Cunha não está conseguindo alcançar o eleitorado alagoano. Nas últimas cinco pesquisas eleitorais registradas em Alagoas, Rodrigo caiu bastante nas pesquisas, principalmente com a entrada de Collor na disputa.

Conforme o Google, entre novembro de 2021 e 17 de julho de 2022, a plataforma recebeu R$ 1,34 milhão em publicidade ligada à política. Ao todo, foram 1.994 realizados anúncios nesse segmento. A divulgação foi realizada após um acordo de maior transparência com a Justiça Eleitoral. 

O relatório do google leva em conta os anúncios contratados para aparecer na página de buscas, no YouTube (que pertence ao Google) e em uma rede de sites parceiros da empresa.

O primeiro lugar em investimento em propaganda política paga não foi um partido e sim o site "Brasil Paralelo", que define o golpe militar ocorrido em 1964 como "revolução de 64". Eles pagaram R$ 410 mil em publicações políticas.

O PSDB nacional é o segundo maior anunciante, com R$ 241 mil investidos, seguido pelo PSB do Rio de Janeiro, que patrocinou R$ 180 mil em posts no Google. União Brasil Nacional (R$ 109 mil) e Thiago Barros Rodrigues Costa (R$ 84 mil) – empresário que promove pesquisas relacionadas à avaliação do governo de Jair Bolsonaro (PL) – completam a lista dos cinco maiores investidores em propaganda política paga no Google.

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