Blogs
Às vésperas das convenções, JHC pode abandonar a pré-campanha de Rodrigo Cunha
Às vésperas da convenções partidárias e campanhas eleitorais, o prefeito de Maceió, JHC (PSB) poderá abandonar o apoio eleitoral ao pre-candidato a governo de Alagoas, Rodrigo Cunha (UB). A sinalização foi feita após João Caldas (UB), pai de JHC sair da disputa eleitoral deste ano.
João Caldas integra o partido de Cunha e está no bloco de Arthur Lira (PP) para as eleições estaduais, mas desistiu da pré-campanha para fortalecer a pré-candidatura do médico João Antônio Calda (o Dr. JAC), pré-candidato a deputado federal pelo PSB.
A saída de João Caldas das eleições representa muito mais que o simples apoio ao filho JAC. Ela serviu também para fortalecer JHC no controle do PSB em Alagoas. A decisão foi tomada após um encontro do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, com JHC, onde foram estabelecidas medidas para as eleições deste ano e como será o comando de JHC a frente do partido em Alagoas, pensando nos cenários estadual e federal.
O problema para JHC se manter a frente do partido em Alagoas gira em torno de seus apoios aos Governo de Alagoas. Se ele permanecer apoiando Rodrigo Cunha, pode entrar em conflito de interesse com o PSB, uma vez que Cunha é do bloco de Arthur Lira que apoia Bolsonaro para presidente e o PSB nacional está no grupo do ex-presidente Lula, já que ex-governador de São Paulo, Geraldo Alkmin é o nome indicado para vice de Lula.
Pelo mesmo motivo, JHC não poderia apoiar Collor para o Governo de Alagoas.
Sobra para ele, então os nomes de Rui Palmeira e Paulo Dantas. Porém, é sabido a relação de constante conflito de JHC e Rui Palmeira, uma briga antiga que se intensificou após JHC se tornar prefeito de Maceió.
Além disso, JHC já avisou que não pretende fechar aliança com o grupo de Dantas e dos Calheiros, mesmo que seu vice, Ronaldo Lessa esteja em diálogo com a equipe do governador, para se tornar seu pré-candidato a vice na chapa de Dantas.
Neste caso, JHC poderá deixar o PSB de fora das eleições majoritárias, ou ainda lançar nomes de candidatos ao Governo de Alagoas e Senado, apenas para cumprir tabela e não deixar o horário do partido praticamente de fora do horário eleitoral.
A convenção do PSB em Alagoas está marcada para ocorrer no dia 1º de agosto. Até lá, muitas situações precisarão ser avaliadas pelo prefeito de Maceió, principalmente esta semana, que ocorrerá uma importante reunião do PSB em São Paulo, para completar as diretrizes do partido em nível nacional.
Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!