Blogs

Deputada Fátima Canuto solicita ação coletiva para regularização eleitoral da população em situação de rua

Por Política em Pauta com Assessoria 10/06/2022 10h10 - Atualizado em 10/06/2022 10h10
Por Política em Pauta com Assessoria 10/06/2022 10h10 Atualizado em 10/06/2022 10h10
Deputada Fátima Canuto solicita ação coletiva para regularização eleitoral da população em situação de rua
Deputada Fátima Canuto - Foto: Ascom ALE

A Assembleia Legislativa de Alagoas aprovou, por unanimidade, a proposta de deputada estadual Fátima Canuto (MDB), que solicita serviços de regularização do título eleitoral da população em situação de rua. O pedido é que a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social empreenda esforços junto ao Tribunal de Justiça de Alagoas, ao Ministério Público Estadual, e a Defensoria Pública.

Ao justificar a solicitação, a parlamentar observa que o Cadastro Único aponta que existem cerca de 300 pessoas em situação de rua em toda Alagoas, mas esses dados são de 2007/2008, e podem estar defasados.

Ainda segundo Fátima Canuto, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) não apresenta, em suas pesquisas, dados sobre essa parte da população, por se tratar de um órgão que trabalha com pesquisas domiciliares, mas que possui estudos sobre esse assunto e está elaborando a melhor metodologia para captar essa informação nas próximas pesquisas.

“Segundo o representante da população em situação de rua em Alagoas, a estimativa é de que, só em Maceió, mais de duas mil pessoas vivem nessa condição. Diz ainda que existem pessoas nesta situação em outras cidades alagoanas, como Arapiraca e Palmeira dos Índios”, conta Fátima Canuto, complementando que Maceió figura, junto com outras capitais do Nordeste, com grandes índices de exclusão, altas taxas de desemprego, baixa escolaridade, falta de moradia e desestruturação da família. Isso faz com que muitos indivíduos passem a viver em situação de rua.