Blogs

Presidente da Câmara de Jequiá da Praia é acusado de golpe em eleição da Mesa Diretora

Por Política em Pauta 26/05/2022 15h03 - Atualizado em 26/05/2022 16h04
Por Política em Pauta 26/05/2022 15h03 Atualizado em 26/05/2022 16h04
Presidente da Câmara de Jequiá da Praia é acusado de golpe em eleição da Mesa Diretora
Vereadores acusam presidente da Câmara de Jequiá da Praia de dar golpe - Foto: Assessoria

A antecipação da eleição da Mesa Diretora da Câmara de Jequiá da Praia causou polêmica e acusações por parte dos vereadores contra o presidente da Casa e está sob risco de anulação. A eleição escolheu o vereador Jaime Leite para presidir a casa no biênio 2023/2014.

O vereador Cialex Azarias dos Santos informou que entrará com um recurso interno para questionar o motivo de sua chapa para a eleição ter sido indeferida. Segundo ele, que conta com o apoio de mais quatro dos nove vereadores do município, o presidente da Casa, Manoel Carvalho, deu um golpe.

“Numa ação golpista não aceitou a inscrição da nossa chapa, mesmo ela estando já protocolada dentro do prazo exigido pelo regimento. Estamos impetrando um recurso e se for preciso vamos judicializar a questão, não aceitamos autoritarismo ou qualquer jeito torto de quem quer que seja para se manter no poder. Representamos o povo da nossa Jequiá com ética e dignidade”, desabafou o vereador Cialex Azarias.

Em sua alegação para indeferir a chapa de Cialex Azarias, o presidente da Câmara, Manoel Carvalho, informou que o servidor que recebeu e protocolou a inscrição não estaria habilitado para tal serviço.

O vereador Cialex ainda apelou para o artigo 10 do Regimento Interno da Câmara, que prevê a inscrição de chapas concorrentes no início da sessão, mas o presidente Manoel Carvalho não aceitou. “Foi visivelmente um golpe no regimento da Casa, na democracia, contra a população de Jequiá da Praia”, reforçou.

Com apenas a chapa 1 inscrita, encabeçada pelo vereador Jaime Leite, ligado a Manoel Carvalho, foi mantido no poder o mesmo grupo político. “Ele (Manoel Carvalho) não ia eleger seu candidato, somos um grupo de cinco contra quatro, além dos que estão na chapa, a gente conta com o voto e apoio do vereador Del de Eraldo”, explicou Cialex, adiantando que o registro da candidatura dele foi protocolada de forma virtual e física. “Temos o recebimento da inscrição, não há nada ilegal”, argumenta o vereador.

“Os vereadores da comissão eleitoral, indicados pelo presidente, fazem parte desse conchavo para garantir a reeleição dos mesmos”, acusou Cialex, enfatizando que no recurso dirigido ao plenário da Casa ele pede a anulação da sessão extraordinária de ontem e a realização de uma nova para eleger o comando da Casa para os próximos dois anos.

Política em Pauta

Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!

Ver todos os posts