Blogs

Rádio SOM POP é destaque no Carnaval com clássicos do Axé Music

Por Paulo Marcello 28/02/2022 16h04 - Atualizado em 28/02/2022 16h04
Por Paulo Marcello 28/02/2022 16h04 Atualizado em 28/02/2022 16h04
Rádio SOM POP é destaque no Carnaval com clássicos do Axé Music
Axé das antigas - Foto: Ilustrativa

Durante o Carnaval 2022, a SOM POP Rádio Web faz uma programação especial e homenageia artistas, bandas e fãs do Axé dos anos 80 e 90 numa play list com mais de 80 horas de música sem intervalos ‘pra sacudir e abalar’ a Folia de Momo aonde quer que o público esteja. Para ouvir basta baixar o aplicativo da rádio on line ou ouvir pelos sistemas de streaming como RadiosNet, MyTuner, TudoRádio, entre outros.

O sucesso é tanto que pessoas estão gravando vídeos curtos e compartilhando nas redes sociais ouvindo a SOM POP e compartilhando a alegria de matar saudade de antigos carnavais ou das inesquecíveis micaretas que explodiram nos país dos anos 80 até 2000. Sucessos que marcaram gerações estão na grade da rádio ao alcance de todos pela web. 

Na play list da SOM POP Rádio Web você vai ouvir AraKetu, Babado Novo, Banda Beijo, Zé Paulo, Margareth Menezes, Chiclete com Banana, Asa de Águia, Gerônimo, Banda Eva, Banda Mel, Cheiro de Amor, Luiz Caldas, Sarajane, Banda Zuê, Olodum, Timbalada, Tonho Matéria, Timbalada, Ricardo Chaves, Pimenta Nativa, Valneijós, É o Tchan, Gang do Samba, Terra Samba, Cid Guerreiro, Carlos Neto, Banda Reflexu's, Os Bárbaros, Daniela Mercury, Companhia do Pagode, Bandabah, Palov, Zé Paulo, Companhia Clic e muito mais.  

HISTÓRIA

O axé music surgiu no início dos anos 1980, em Salvador, com a banda Acordes Verdes que tinha, dentre os seus integrantes, Luiz Caldas e Carlinhos Brown, artistas que viriam a se consagrar como os maiores nomes desse gênero e do cenário musical brasileiro. Nesse contexto, o Acordes Verdes começou a fazer um som que misturava vários estilos e elementos populares na Bahia, como samba, reggae, sintetizadores, tambores, metálicos, frevo, e muito mais!

Mas foi em 1985, com o lançamento da música “Fricote”, de Luiz Caldas, que o axé music deu o seu primeiro passo rumo ao sucesso. Esse, inclusive, é considerado como o marco da consagração desse gênero, que apenas seria batizado como “axé music” anos mais tarde.

SUCESSO NO BRASIL


O sucesso do axé music no Brasil veio logo na sequência, com o próprio “Fricote”, de Luiz Caldas. O disco Magia, no qual o cantor lançou esse single, fez um enorme sucesso nacional, chegando a vender mais de 600 mil cópias na época. Desde então, outros artistas baianos foram chegando ao movimento e contribuindo para o sucesso e a disseminação do gênero em todos os cantos do Brasil.

Hoje, não apenas brasileiros, mas turistas de várias partes do mundo se jogam no carnaval de Salvador para curtir um pouco do axé e das belezas baianas.

CURIOSIDADES


E por falar no carnaval da Bahia, uma boa curiosidade sobre ele e sobre as apresentações de axé no trio elétrico é a origem desse. Esse formato surgiu no início da década de 50, quando a dupla Dodô e Osmar colocaram aparelhos de som em um carro Ford 1929, conhecido como “Fobica”, e saíram nele, no domingo de Carnaval, pelas ruas baianas tocando um frevo elétrico.

Portanto, se Luiz Caldas é considerado como pai do axé music, Dodô e Osmar são os pais do trio elétrico que tanto amamos seguir. Além disso, outra interessante curiosidade é que o termo “axé” possui significado religioso. Na umbanda e no candomblé, ele significa “energia positiva”. Ou seja, toda forma de desejar axé para as pessoas é sempre muito bem recebida!