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A gente te ensina a responder: 3 perguntas que todo influenciador digital recebe
Você, criador de conteúdo e influenciador digital, vez ou outra passa por situações complicadas devido ao desconhecimento do seu cliente/parceiro comercial sobre detalhes da sua atuação.
Neste artigo, a gente te ensina a responder 3 perguntas que todo influenciador digital costuma receber.
1. Quantas vezes você já teve que ouvir “Agora ela virou Blogueirinha”?
Contextualização
Cá entre nós, ser chamada de “blogueirinha” é apenas uma tentativa de julgamento quando você entra no universo da criação de conteúdo e começa aparecer nas mídias sociais.
Lá em 2019 quando a Carla Vilhena deixava a Globo para dar um novo rumo à carreira, se dedicando ao próprio site e falando sobre turismo, beleza e a experiência de ser mãe, ela já sabia que poderia ser rotulada de “blogueirinha”.
Porém, diferente dela que se mostrou bem ciente dessa “crítica”, outras criadoras de conteúdo tem certo receio de ser rotulada assim e acabam desistindo ou não investindo em seu potencial.
Aparecer na frente de uma câmera é difícil e normalmente a crítica destrutiva vem daquela pessoa que não se arrisca. Estude, veja como outras pessoas se comportam fazendo vídeos e faça de tudo para agir de acordo com sua personalidade. O começo é delicado pra t-o-d-o m-u-n-d-o.
Tem uma máxima que diz que vão te chamar de “blogueirinha” querendo te diminuir. Mas quando te verem fazendo sucesso, irão pedir divulgação.
Continue mostrando o quanto seu trabalho é legal e único. Ser blogueirinha não é nenhuma vergonha.
Sugestão de resposta
Olá! Muito obrigada pelo o elogio.
Fico muito feliz de poder contar novas histórias e construir algo bacana nas redes sociais.
O meu trabalho é tão legal e único que as marcas estão pagando para aparecer no meu @ e estou sendo chamada de Blogueirinha.
Porém, o termo correto seria criadora de conteúdo.
2. Posso mandar um produto da minha marca para você postar?
Contextualização
Os influenciadores são importantes por um motivo muito simples: eles são a melhor ponte entre sua marca e seus clientes. Pois são mediadores poderosos na hora do seu cliente decidir comprar seu produto ou serviço. Porém, não é um trabalho voluntário.
Por mais que todos amem ganhar presentes, não é papel do influenciador fazer a divulgação gratuita do seu produto ao simplesmente recebê-lo, pois isso traz alguns problemas não só para o influenciador como para o mercado de influência. No início do ano a @hevellycavalcante trouxe essa discussão pra gente e colocamos até nos nossos Stories.
Mas, se você é “marca” vale lembrar que lá em 2019, a @camilacoutinho, falou sobre os ‘mimos’ que recebe de diversas marcas e, de maneira simples, esses recebidos têm que ser mais cirúrgicos no sentido das marcas escolherem o que estão mandando e para quem. Ou seja, se a sua marca não tem verba específica para a ação, faça um mapeamento dos influenciadores, veja qual precisa do seu produto e como contextualizar isso e com toda certeza esse influencer irá publicar sobre.
O que muita gente não sabe, é que nos bastidores os influencers pesquisam, gastam para criar cenário, precisam separar tempo, paciência. Divulgam, gastam mais tempo, mais dedicação e dinheiro. Nada é dado de presente, geralmente e na maioria das vezes, os famosos ‘recebidos’ são enviados para ser serem divulgados e testados. Ou seja, cabe remuneração.
Sugestão de resposta
Olá! Muito obrigada pelo contato.
Fico muito feliz em te auxiliar nessa ação de comunicação, me dá mais detalhes do que pretende e do seu produto, assim te passo o valor e uma sugestão de como podemos publicar.
Aguardo seu retorno.
3. Fechando a campanha com você quantas vendas teremos?
Contextualização
Influencer digital não é vendedor, ele é um agente promotor de conexões. Muitas empresas e marcas hoje em dia ainda não entenderam completamente a função do Influenciador Digital. Algumas apenas entregam seus produtos a eles e querem resultado imediato, como se eles fossem vendedores de suas lojas, mas não é bem assim.
No bate-papo “Quem tem medo da cocriação? O exercício de flexibilizar equipes na construção de campanhas com IDs”, @andressaganacin, do canal do YouTube Dicas da Dedessa comentou sobre o relacionamento das marcas com os influenciadores e sobre o seu canal que desde o início segue no nicho da estética. Questionada sobre propaganda, ela diz que não faz diretamente, afinal o erro das empresas é achar que o influenciador é vendedor, “Há cinco anos atrás era mais difícil a marca entender. Acho que até hoje tem um pouco dessa dificuldade das marcas compreenderem que somos influenciadores e não vendedores”, disse.
A maravilhosa @hevellycavalcante também falou sobre o assunto em um dos seus posts. O influenciador digital é a ponte de ligação entre seus seguidores e a sua marca. É através da sua produção de conteúdo de valor, que ele se torna capaz de criar conexões que são fatores decisivos na jornada de influência.
O marketing de influência é mais uma estratégia para alavancar seu produto/serviço. Por isso, os influencers podem ser vistos como promotores da marca. Agregam ao branding, reconhecimento de marca e alcance online e offline. Porém as vendas não devem ser diretamente responsabilidade deles. Claro que, por consequência as vendas aumentem, mas isso não é lei.
Sugestão de resposta
Olá, muito obrigada pelo contato!
Fico feliz em saber que gostaria da minha ajuda para te auxiliar em suas vendas, mas infelizmente não é possível te passar um número exato de quantas vendas acontecerão, pois faço apenas a ponte de ligação entre seus seguidores e a sua marca, através da produção de conteúdo de valor, que se torna capaz de criar conexões decisivas entre possíveis clientes e o seu negócio.
A minha sugestão é que o time de vendas esteja pronto e alinhado com as ações que serão realizadas, para assim serem fechadas o máximo de vendas possíveis.
Aguardo seu retorno!
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