Blogs

Vídeo: Renan Calheiros tenta agredir um colega senador durante a CPI da Pandemia

Por Paulo Marcello 23/09/2021 13h01 - Atualizado em 23/09/2021 13h01
Por Paulo Marcello 23/09/2021 13h01 Atualizado em 23/09/2021 13h01
Vídeo: Renan Calheiros tenta agredir um colega senador durante a CPI da Pandemia
CPI da Pandemia - Foto: Reprodução/TV Senado

O relator CPI da Pandemia, Renan Calheiros (MDB-AL), promoveu uma das cenas mais desagradáveis desde o início dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga ações e omissões do governo federal no enfrentamento da Covid-19.

O senador subiu o tom quando quis impedir que o senador governista Jorginho Melo (PL-SC) usasse a palavra e desferiu a frase: “Vá para os quintos [dos infernos]” e partiu para a agressão física.

A discussão teve início quando Calheiros fez críticas ao governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que chamou de “corrupto”.

O senador alagoano pediu ao governista que não lhe interrompesse durante os questionamentos, dando início ao bate-boca.

“Vossa excelência não pode me interromper”, disse Renan. Por sua vez, o senador Jorginho respondeu: “Eu posso interromper, não foi o presidente que escolheu esses picaretas”, rebateu, apontando para Danilo Trento, diretor da Precisa Medicamentos, alvo do colegiado.

O relator insistiu para que Jorginho não lhe interrompesse. “Ah, vá para os quintos [dos infernos]”, disparou o catarinense. O emedebista subiu o tom. “Vá vossa excelência com o seu presidente e com Luciano Hang”. Daí veio a resposta: “Vá lavar a tua boca para falar do Luciano, um empresário decente, um homem honrado”, respondeu Jorginho.

Em seguida Renan Calheiros chamou o colega de “vagabundo”. E o senador governista se irritou: “Vagabundo é você, ladrão picareta. Você é um ladrão picareta”.

Renan Calheiros chegou a levantar da mesa da relatoria e partiu em direção ao senador governista. O relator precisou ser contido pelo vice-presidente da comissão, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).