Blogs
Vereador Fabiano Leão sugere que governo siga exemplo do RS e DF e reduza alíquota do ICMS dos combustíveis

Na tarde desta terça-feira (21), o vereador Fabiano Leão (PSDB) criticou o Governo de Alagoas por não sinalizar positivo quanto à redução no valor do ICMS cobrado no preço dos combustíveis. O parlamentar de Arapiraca pede que Renan Filho siga os exemplos do Rio Grande do Sul e do Distrito Federal que já reduziram a alíquota, diminuindo assim o valor nas bombas dos postos.
“O Governo do Estado pratica esse abuso, um verdadeiro assalto que o cidadão vem sofrendo. Como não ser sensível nessa situação, francamente. A culpa é do governo federal, é verdade, mas não é só o governo federal, o governo estadual tem sua parcela de culpa também, pois poderia diminuir a alíquota do imposto em Alagoas e amenizar o sofrimento do povo alagoano”, disse o vereador.
Fabiano Leão citou o exemplo do governo do Rio Grande do Sul (RS) e do Distrito Federal (DF) que aprovaram a redução no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrado sobre combustíveis. O vereador lamenta a falta de bom senso do governador de Alagoas que mantém a alíquota em 29%, uma das mais altas do Brasil.
No caso do Rio Grande do Sul, o governador Eduardo Leite (PSDB), anunciou, na última semana, a redução da alíquota de 30% para 25% a partir de 2022. De acordo com o governo gaúcho, a redução de ICMS ocorre justamente em um momento em que o preço de itens, como energia e combustíveis, têm crescido muito acima do índice médio de inflação. De janeiro a agosto de 2021, a gasolina teve variação de 31% no Brasil. Já o diesel apresentou variação de 28%.
Já no Distrito Federal, a proposta é reduzir três pontos percentuais em três anos, contando a partir de 2022. Ou seja, o valor da alíquota nos casos da gasolina e do etanol terá retração de 28% para 25%. No caso do diesel, haverá queda de 15% para 12%. Na prática, um recuo de cerca de 10% no preço final pago pelo consumidor no caso da gasolina e do álcool; e de 20% para o diesel daqui a três anos.

Paulo Marcello
Natural de São Paulo (SP), é radialista profissional desde 1988, animador de eventos, mestre de cerimônias e DJ. Reside em Arapiraca (AL), onde apura os bastidores da política alagoana.
Ver todos os postsÚltimas notícias

CRB resolve no primeiro tempo e vence a Chapecoense na estreia da Série B

Quem são as vítimas de acidente com ônibus de estudantes universitários

Vídeo. Mulher fica ferida após ser atacada por boi solto em rodovia no interior de Alagoas

Apple alerta para não dormir perto do celular durante carregamento
