Blogs
Deputados defendem venda direta de etanol dos produtores para postos de combustíveis

A proposta que permite a venda direta de etanol dos produtores para postos de combustíveis foi assunto de debate no plenário da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira, 18. Projeto de lei nesse sentido vem sendo discutido em regime de prioridade na Câmara dos Deputados. A ideia busca sustar parte da Resolução 43/09, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que limita o comércio de etanol combustível a distribuidor autorizado pela agência e ao mercado externo.
O primeiro a falar foi o deputado Ronaldo Medeiros (MDB), que defendeu a venda direta. “Assim ganha mais o consumidor – principalmente – e quem produz, já que, ao final, isso faz com que o combustível baixe. O que ninguém entende é esta terceira parte, que fica entre o consumidor e o produtor”, disse. O deputado Davi Maia (DEM) apontou que essa luta travada pelos congressistas é bastante importante.
“O prefeito JHC, quando era deputado federal, travou na Câmara uma batalha neste sentido”, destacou.
O deputado Bruno Toledo (PROS) disse que a política pública de incentivo ao consumo de etanol para Alagoas tem um aspecto social muito maior do que o econômico.
“Em Alagoas, o setor fomenta a geração de emprego e renda da população. Essa autorização da venda direta do etanol para os postos de combustíveis não é a solução para baratear os preços, porque a maioria dos postos de gasolina são bandeirados, seu maquinário é da bandeira ao qual o posto está vinculado. A usina não poderia vender para os postos por uma questão contratual”, esclareceu.
O deputado Francisco Tenório (PMN) destacou a importância da venda direta do etanol aos postos.
“Isso, com certeza, diminuirá os preços dos combustíveis para o consumidor. Por outro lado, queria sugerir que a gente convidasse o secretário da Fazenda, George Santoro, para explicar a política de preço dos combustíveis em Alagoas. Importante saber por que o estado tem produção de álcool próprio e tem um dos combustíveis mais caros do país”, afirmou.
A deputada Jó Pereira (MDB) sugeriu o incentivo ao uso do etanol nas frotas dos veículos públicos de Alagoas.

Paulo Marcello
Natural de São Paulo (SP), é radialista profissional desde 1988, animador de eventos, mestre de cerimônias e DJ. Reside em Arapiraca (AL), onde apura os bastidores da política alagoana.
Ver todos os postsÚltimas notícias

Criminoso que participou de latrocínio de homem com deficiência auditiva é preso em Penedo

Polícia Civil prende síndico de condomínio por despejo de esgoto em área de mata, em Maceió

PF faz operação contra 'prefeito tiktoker' de Sorocaba por desvio de recursos da saúde

Homem morre após trocar tiros com policiais militares no Litoral Norte de Alagoas
