Blogs
Projeto quer acabar com a comercialização de fogos de artifício com ruído elevado
O senador Fabiano Contarato (REDE-ES) apresentou projeto (PL 439/2021) dispondo sobre a proibição da fabricação, venda e uso de fogos de artifício que produzam ruídos que excedam os limites estabelecidos em regulamento. A regra serviria para todo o território nacional e, também, para produtos importados, prevendo punição para os responsáveis pelos artigos pirotécnicos que gerem poluição sonora.
Se aprovado o projeto, o responsável por fabricar, importar ou comercializar fogos de artifício que ultrapassem os limites sonoros impostos pela lei poderá ser preso por até quatro anos. E o usuário do produto irregular também pode ser punido com seis meses de prisão e multa.
O senador Styvenson Valentim (Podemos/RN) foi relator de outra proposta de iniciativa popular sobre o mesmo tema que está na Comissão de Assuntos Econômicos. Ele afirmou que a audição dos animais e das crianças é muito afetada pelos barulhos dos fogos de artifício.
"Há diversos estudos que demonstram o efeito deletério do barulho intenso provocado pelos fogos, com efeito. A audição muito sensível desses animais torna o ruído dos fogos ainda mais perturbador. Por outro lado, bebês, crianças pequenas e pessoas com transtornos mentais podem apresentar sofrimento quando expostas ao barulho dos fogos de artifício", disse Styvenson Valentim.
Em 2017, o Senado aprovou novas regras para a fabricação, o comércio e o uso dos fogos em todo o território nacional para minimizar os riscos no uso desses produtos. Mas o projeto ainda não foi votado pela Câmara dos Deputados.

Paulo Marcello
Natural de São Paulo (SP), é radialista profissional desde 1988, animador de eventos, mestre de cerimônias e DJ. Reside em Arapiraca (AL), onde apura os bastidores da política alagoana.
Ver todos os postsÚltimas notícias

Criminoso que participou de latrocínio de homem com deficiência auditiva é preso em Penedo

Polícia Civil prende síndico de condomínio por despejo de esgoto em área de mata, em Maceió

PF faz operação contra 'prefeito tiktoker' de Sorocaba por desvio de recursos da saúde

Homem morre após trocar tiros com policiais militares no Litoral Norte de Alagoas
