Blogs
Próximo presidente da Câmara pode assumir prefeitura de Arapiraca
A eleição na segunda maior cidade de Alagoas não terminou, mesmo com o fim da apuração. Restam ainda os julgamentos de candidatos que tiveram seus registros indeferidos, entre eles, três vereadores de mandato que estariam reeleitos se seus votos fossem computados, além do candidato mais votado para prefeito, Luciano Barbosa (indeferido com recurso).
Caso os julgamentos não ocorram até a diplomação, o vereador Pablo Fênix (PSDB) assumirá a administração, provisoriamente, no primeiro dia de janeiro de 2021. Ele foi o mais votado em 15 de novembro com 3.653 votos (3,38%), podendo assim assumir o cargo de prefeito, até que todos os recursos sejam julgados.
Quando os registros dos candidatos do MDB e de Luciano Barbosa (sem partido) forem deferidos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o quadro de vereadores eleitos (19) mudará e o candidato que obteve mais de 54% dos votos terá o direito de assumir o cargo de prefeito, caso contrário poderá haver nova eleição como determina a Legislação Eleitoral, quando o candidato obtiver mais de 50% dos votos +1.
De acordo com o juiz eleitoral Rômulo Vasconcelos (22ª Zona Eleitoral) ainda não há previsão de quando o julgamento será realizado pelo pleno do TRE ou até quando devem durar eventuais recursos na instancia superior. O magistrado confirmou, na manhã desta segunda-feira (23), que os eleitos - que não dependem de julgamento - serão diplomados no próximo dia 15 de dezembro, às 19h, no Fórum de Arapiraca.
A cerimônia será restrita e seguirá os protocolos sanitários das autoridades de saúde, em virtude da pandemia do novo coronavírus.
Na manhã deste domingo (22), Pablo fez uma caminhada de agradecimento pela feira livre do bairro Baixão, quando na oportunidade foi parabenizado pela belíssima votação que obteve no domingo anterior. Eleitores e simpatizantes pediram para que ele continue defendendo os interesses dos arapiraquenses na Câmara Municipal ou até mesmo na Prefeitura de Arapiraca, mesmo que interinamente.
Paulo Marcello
Natural de São Paulo (SP), é radialista profissional desde 1988, animador de eventos, mestre de cerimônias e DJ. Reside em Arapiraca (AL), onde apura os bastidores da política alagoana.
Ver todos os posts